São Paulo, domingo, 20 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DUAS RODAS
Salão Intermot 98 apresenta a K 1200 LT, que chega aos 197 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos
BMW lança moto de luxo por US$ 35 mil

Ligia Braslauskas/Folha Imagem
A K 1200 LT, moto mais luxuosa já produzida pela BMW, quer desempenhar um papel semelhante ao que a Série 7 desempenha entre os carros


LIGIA BRASLAUSKAS
enviada especial à Alemanha

A Intermot 98, considerada uma das maiores feiras de motos do mundo, termina hoje em Munique, na Alemanha, tentando mostrar qual deve ser a tendência do segmento para o próximo ano.
Os mais de 800 expositores apresentam novidades em todas as categorias: scooters, estradeiras, esportivas, luxuosas e "off-roads".
O brasileiro, no entanto, não deve conhecer todas essas novidades. Aqui desembarcam apenas as motos de empresas com maior participação no mercado interno ou as que buscam conquistar um público mais restrito.
É o caso da K 1200 LT, da BMW. A moto é para quem gosta de pegar estrada e tem dinheiro no bolso.
Criada para disputar uma fatia do mercado até agora pouco explorada, na qual a Honda Gold Wing -no mercado há mais de dez anos- reina com folga, a K 1200 LT deve mexer com os amantes de motos de turismo de luxo.

Marcha à ré
A moto vem equipada com toca-CDs, toca-fitas, alto-falante, controle de volume para o condutor (que pode ser acionado com o polegar sem atrapalhar a segurança), freios ABS e marcha à ré, que alcança 1,2 km/h.
A moto alemã chega aos 197 km/ h e acelera de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos.
Para viagens, a K 1200 LT possui um bagageiro, com capacidade para 50 litros, e duas malas laterais, com 35 litros de capacidade em cada uma delas.
Além de conforto, não falta potência à moto. O motor, de quatro cilindros em linha e 1.171 centímetros cúbicos (cc), tem 98 cv e é o mesmo usado pela antiga K 1200 RS, mas com retoques.
Ele recebeu, por exemplo, catalisador duplo, o que proporciona um rendimento maior do motor.
A K 1200 LT será lançada simultaneamente no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos, em março de 99. A previsão é que a moto custe US$ 35 mil no país.
Apesar do valor, Wolfgang Hoffmann, diretor do setor de motos da BMW, acredita no sucesso do modelo. "É uma moto direcionada para um público específico."

Honda
No estande da Honda, três novidades chamam a atenção: a CBR 600 F (16 kg mais leve), a CBR 1100 XX e a Varadero, de 1.000 cc, que apareceu como a mais interessante novidade da marca. Ela vende a idéia de que se presta tanto a uso no asfalto quanto na terra.
Um modelo que poderia ser um chamariz para o público brasileiro é a Shadow 125. Trata-se de uma estradeira de 125 cc que pode ser considerada uma evolução da CG 125, a moto mais vendida no Brasil.


Ligia Braslauskas viajou a convite da BMW


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.