São Paulo, domingo, 20 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LANÇAMENTO

Médio da Chevrolet custa R$ 36.460; apesar de motor "pequeno", desempenho o aproxima do rival Stilo Abarth

Astra GSi oferece esportividade por um preço menor

DA REDAÇÃO

Entre os médios esportivos do mercado, o novo Chevrolet Astra GSi se destaca pela relação custo/benefício. É o modelo mais em conta disponível (R$ 36.460) e não faz feio na pista de testes, mesmo quando confrontado com o seu mais novo e moderno rival, o Fiat Stilo Abarth.
Enquanto o Astra realizou a prova de 0 a 100 km/h em exatos 10 segundos, o carro da Fiat demorou 9,22s. Mas este tem motor 2.4 20V de 167 cv (cavalos), enquanto aquele é equipado com propulsor 2.0 16V de 136 cv.
Essa diferença pode ser considerada pequena dada a desigualdade na motorização. Mas se torna mais evidente nas outras provas a que o modelo foi submetido pela Folha e pelo IMT (Instituto Mauá de Tecnologia), que envolvem velocidades mais altas.
Um exemplo é a retomada de 60 a 120 km/h, cumprida em 14,76s pelo Stilo e em 16,65s pelo Astra.
O Stilo (cujo preço básico da versão esportiva, que vem bem equipada, é de R$ 48.400) também vence o rival em nível de ruído a partir de 120 km/h -torna-se mais silencioso, registrando 70 decibéis, contra 73 decibéis do médio da General Motors.

Visual agressivo
A nova versão do Astra, reestilizado no último mês, ganhou agressividade no visual, com spoilers nos pára-choques dianteiro e traseiro e aerofólio na tampa traseira. Na dianteira, há farol de neblina com design semelhante ao do Corsa e da minivan Meriva.
Também confere esportividade a anatomia dos bancos dianteiros, que permitem um melhor "encaixe" do corpo, com um detalhe: há como opção uma posição elevada de dirigir, diferentemente do que costuma ocorrer com a maioria dos esportivos.
Para os distraídos, é oferecido de série um sistema de alarme de ultrapassagem da velocidade programada, especialmente útil para evitar multas. (LPz)


Texto Anterior: Importados novos: Guia inclui Ferrari 575 M Maranello, de US$ 480 mil
Próximo Texto: Ficha técnica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.