São Paulo, domingo, 20 de dezembro de 2009

Próximo Texto | Índice

Menos barro, mais tijolo

CrossFox e Agile Sunny assumem perfis urbanos; Sandero insiste no estilo aventureiro

Rodrigo Capote/Folha Imagem
CrossFox (centro) e Agile (à esq.) adotam as novas identidades visuais de VW e GM; a Renault caprichou ao transformar o insosso Logan hatch no atraente Sandero

teste folha-mauá

RICARDO RIBEIRO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Desde a primeira Palio Weekend Adventure, há dez anos, o número de versões com apelo aventureiro se multiplicou.
O segmento também parece ter amadurecido. Os carros estão conformados de que são urbanos e não precisam de tantos adornos estéticos.
"É o perfil dos consumidores do segmento aventureiro que está mudando. Eles não querem mais um carro que seja só robusto e pesado", afirma Fabrício Biondo, gerente de marketing da Volkswagen.
Nesta primeira reestilização, o CrossFox ficou com visual mais "limpo" e até perdeu o para-choque de impulsão.
Quatro dias depois, a Chevrolet tratou de dar uma roupa aventureira ao Agile, sucesso de vendas e rival do Fox.
A GM optou por mudanças ainda mais discretas. O pacote de acessórios Sunny agregou só rodas de aro 16 e "rack" no teto.
A Renault -e a Fiat, é claro- parece não ligar para as tendências. O Sandero Stepway mantém o estilo agressivo, que combina com o carro.
No CrossFox, a dianteira une a grade preta, os enormes faróis de neblina e os apliques prata.
As linhas estão menos exageradas e mais elegantes. Muito vem da acertada reestilização do hatch, com o interior refinado e o painel mais moderno.
O do Agile, sob uma iluminação "ice blue", não faz feio, mas o computador de bordo do VW é mais high-tech; o plástico do Chevrolet deixa a desejar, tanto quanto o acabamento do Sandero. Lembra o de um carro de brinquedo para bebês.

Preços
O preço de um metido a aventureiro, porém, continua alto como a suspensão.
O CrossFox agora parte de R$ 45.550 - R$ 10 mil a mais que um Fox também 1.6.
Já o Agile topo de linha com o pacote Sunny vai a R$ 43.993 e tem melhor relação custo-benefício que os rivais. Traz controlador de velocidade, ar-condicionado e acendimento automático de faróis. Os concorrentes, só direção hidráulica.
Para atingir uma configuração equivalente à do Agile, o CrossFox sobe para R$ 49.390 -e fica mais caro se vier com teto solar, raro em hatches.
O Stepway é o mais barato (R$ 42.750), mas tem lista de equipamentos e acabamentos que beira o espartano.
Ainda assim, são mais baratos que um "off-road" de verdade. Resta saber qual se sairá melhor no teste Folha-Mauá.


As montadoras cederam os carros para teste

Próximo Texto: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.