São Paulo, domingo, 20 de dezembro de 2009

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Cartas

Atendimento Confiat
"Há um mês e meio, comprei uma Palio Adventure Locker. Após duas semanas de uso, o ar-condicionado parou de funcionar por falta de gás e o veículo começou a falhar. O câmbio automatizado Dualogic reduzia, sem necessidade, da quinta marcha para a quarta marcha.
O carro retornou à revenda para reparos. Acionei o Confiat e soube que não tinha direito ao carro-reserva, já que fiz a compra como pessoa jurídica. Agora estou a pé."
Bruna Mussolini (São Paulo, SP)

Resposta da Fiat - "O carro da cliente se encontra em atendimento na Itavema."

Réplica da leitora - "Já retirei o carro. Acho que faltou à Fiat maior controle de qualidade."




206 sem seta
"Comprei, em junho do ano passado, um 206 na Da Vinci. Passado pouco mais de um ano, o carro apresentou pane elétrica e as setas não funcionam com o farol alto aceso. Procurei a revenda. O diagnóstico: problema em uma peça na direção, que custa R$ 900.
Embora a garantia seja de um ano, fico perplexa em saber que um carro relativamente novo apresenta defeito que comprometa a segurança."
Priscila Lamotte Wecchi (São Paulo, SP)

Resposta da Peugeot - "O veículo foi reparado no dia 2 de dezembro, e a cliente, comunicada de que o carro está disponível."

Réplica da leitora - "Minha sensação é de ter comprado gato por lebre."



Revestimento do Jetta
"Para reparos de funilaria, deixei meu Jetta na Caraigá, no dia 23 de agosto. Após a aprovação do orçamento pela seguradora, a concessionária fez o pedido do revestimento interno do teto, que, por ser importado, chegaria no dia 9 de novembro.
Na data, a central de atendimento da Volkswagen informou que o pedido fora cancelado. No dia 13, foi a gerente de peças da Caraigá que me prometeu uma solução para o dia 16. Mas ela saiu de férias e meu problema não foi resolvido."
Rui Alves Margarido (São Paulo, SP)

Resposta da Volkswagen - "A nossa área de peças foi acionada para agilizar o faturamento da peça necessária ao carro, e o cliente foi comunicado sobre nossas providências."



Motor sem número
"Em 2002, comprei um automóvel da marca Ford na concessionária Lemar. Agora, que resolvi vender o carro, foi constatado que a numeração do motor está incompleta, o que pode me trazer problemas legais.
Entrei em contato com a concessionária, mas ela alegou que o erro é da montadora do veículo. Ligo para o serviço de atendimento ao cliente Ford, mas a espera passa de 15 minutos. Preciso resolver logo esta situação, pois o veículo em questão já foi avaliado e entrará como parte do pagamento de um outro carro que estou negociando. Além do mais, é uma falha injustificável."
Nadias Carvalho (São Paulo, SP)

Resposta da Ford - "A questão mencionada foi solucionada."




Voyage sem garantia
"Em novembro de 2008, adquiri um Voyage na Brasilwagen. No dia 6 de novembro, o carro foi levado à revenda para a primeira revisão. Foram constatados vazamento de óleo do motor e desgaste da embreagem, peça não coberta pela garantia. Acho que isso não poderia ocorrer em um carro com menos de 15 mil quilômetros."
Leonardo Buda (São Paulo, SP)

Resposta da Volkswagen - "A gerência da Brasilwagen disse que, após as correções realizadas, o veículo foi entregue em condições normais de uso."

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