São Paulo, domingo, 21 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aniversário de SP reunirá raridades de competição

Exposição mostra carros de Santos- Dumont e Fittipaldi em Interlagos

ROSANGELA DE MOURA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

No aniversário de São Paulo, os fãs de veículos clássicos de competição serão os presenteados. A partir de quinta, o autódromo de Interlagos será invadido por pilotos consagrados e máquinas que fascinaram entre as décadas de 1930 e 1990.
Antônio Carlos de Oliveira, 59, responsável por reunir tantas raridades, conta que a idéia surgiu num bate-papo no Mustang Clube. "A proposta era fazer um evento que se diferenciasse dos que acontecem, por exemplo, em Águas de Lindóia [170 km a norte de São Paulo] e em Araxá [MG] e que resgatasse os carros de competição que fizeram história no país."
Ele lembra que o trabalho foi árduo, mas prazeroso. "Consegui um Carretera 18 que estava no fundo de uma garagem, com pneus murchos e todo empoeirado. Também convenci o colecionador Paulo Trevisan a trazer para São Paulo raridades de seu museu em Passo Fundo [RS], como o Ford 1925."
Além dos veículos, condutores de sucesso vão estar em Interlagos. Segundo o piloto Jan Balder, palestras vão narrar a trajetória dessas máquinas.
Os pilotos Mário César de Camargo Filho e Bird Clemente começam o ciclo falando do DKW Vemag, um dos primeiros feitos em série no Brasil. Na seqüência, serão lembrados os modelos de Willys, Simca e Alfa Romeo. "No fim dos anos 50, as montadoras usavam as corridas para marketing e para testar os veículos", diz Balder.

Na pista
Outra atração será a prova de regularidade, aberta a quem se inscrever pela internet (www.classicosdecompeticao.com.br). "Muitas pessoas têm o desejo de dirigir em Interlagos e vão poder realizá-lo com seu automóvel", conta Oliveira.
Outros pilotos que contarão suas aventuras são Wilson Fittipaldi, com o brasileiro Copersucar, o piloto e designer Anísio Campos, que projetou automóveis como o Mini Dacon, e Pedro Vitor Delamare, que pilotava um Opala nos primórdios da Stock Car.
Carros célebres também estarão lá. É o caso do Lesebre que pertenceu à família de Santos-Dumont e do Alfa Romeo trazido da Itália para a inauguração de Brasília.


CLÁSSICOS DE COMPETIÇÃO
Local:
autódromo de Interlagos
Data: de 25 a 28 de janeiro
Horário: das 10h às 20h
Ingressos: R$ 30


Texto Anterior: C'est la guerre
Próximo Texto: Criador de Audi não pensa em "cansaço de linhas"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.