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Cartas
Vera Cruz parado
"Meu Vera Cruz foi amassado por um manobrista e tive de
aguardar dois meses para repará-lo na Caoa. No dia 8 de fevereiro, quando o veículo deu entrada na oficina, fui informado
de que só iniciariam o reparo,
que leva dez dias úteis, após o
Carnaval."
Tatiane Reis (São Paulo, SP)
Resposta da Hyundai - "A Caoa
possui 15 oficinas em São Paulo, sendo 4 para funilaria. Nos
últimos dias, com os temporais
e alagamentos excessivos, houve aumento do fluxo de veículos para conserto. O carro da
cliente seria entregue no dia 19
de fevereiro [dia do fechamento desta edição]."
Réplica da leitora - "Entrei em
contato com a Caoa Osasco para combinar o horário de retirada, agendado inicialmente
para o dia 12, mas os mecânicos
desconheciam esse prazo."
Devolução da Viamar
"No dia 1º de outubro, entreguei à Viamar uma carta de intenção de compra de uma Montana. Paguei R$ 1.500 de sinal.
No entanto, a negociação foi
cancelada e reembolsaram só
R$ 1.000. Sobre os R$ 500 que
faltavam, a loja, que levou dias
para dar uma resposta, disse
que não faria a restituição."
Renato Massakazu Sueyos (São Paulo, SP)
Resposta da General Motors - "O
caso foi solucionado pela concessionária com o cliente e teve
acompanhamento do nosso
serviço de atendimento."
Réplica do leitor - "Recebi uma ligação da GM apenas confirmando que a concessionária
não irá devolver o valor pendente, que representa exatamente um terço do que paguei."
Fox com vício oculto
"Comprei um Fox na Brasilwagen em setembro de 2008.
Cinco meses depois, o carro
apresentou perda de potência.
Foram quatro visitas à oficina
sem solução. Reclamei até com
o órgão de defesa do consumidor, mas a montadora continuou inerte. Descobri, pela internet, que são muitos os VW
que apresentam o defeito."
Carolina Vendramin Otta (São Paulo, SP)
Resposta da Volkswagen- "A gerência da Brasilwagen contatou
a cliente e aguarda a sua disponibilidade para executar os
procedimentos."
Réplica da leitora - "Depois do último reparo, troquei o Fox por
um carro de outra marca."
C4 sem para-choque
"Tenho um C4 que sofreu colisão traseira. Levei o veículo,
no dia 20 de dezembro, à Lyon
e, desde então, ele permanece
lá. A Citroën não tem para-choque para reposição."
Rodrigo Bonbonati Moraes (São Paulo, SP)
Resposta da Citroën - "Foi acordado com o cliente que seria instalado o para-choque em cortesia devido ao prazo de importação da peça. A concessionária
ressalta que a seguradora do
cliente liberou o veículo para
reparo no dia 12 de janeiro."
Réplica do leitor - "Recebi o carro
reparado depois de 40 dias."
CRV batendo
"Comprei um CRV, que veio
com um barulho estranho. Basta passar por uma rua acidentada para escutar o ruído de ferro
batendo e vindo do assoalho. A
autorizada não conseguiu solucionar o problema. Liguei para
a Honda, que enviou um técnico. Ele disse que não havia solução para o caso."
Solange Frazoni (São Paulo, SP)
Resposta da Honda - "Após avaliação do veículo por técnicos, não
foi detectada falha de produto,
montagem ou fabricação."
Réplica da leitora - "A Honda disse que, quando tiver uma solução para o problema, vai ligar.
Mas, desde abril, aguardo uma
resposta positiva."
Documento da Fiorino
"Comprei uma Fiorino 1996
na revenda Venice. Fiz um empréstimo e paguei o carro à vista, em outubro de 2008.
Minha reclamação é que até
hoje não recebi os documentos
do veículo. Consultei um despachante e soube que o carro
estava alienado em nome da
concessionária.
Já fiz até um boletim de ocorrência e coloquei o caso na Justiça. Mesmo assim, a loja não
resolve o problema."
José Serafim da Silva (São Paulo, SP)
Resposta da Fiat - "A Venice informa que está tomando as providências para regularização da
documentação junto ao órgão
de trânsito e se compromete a
contatar o cliente."
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