São Paulo, domingo, 21 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carcaça denuncia região sem policiamento e atrai ladrão

Automóveis abandonados são depenados à noite; às vezes, são usados como abrigo por mendigos, traficantes ou bichos, como ratos e mosquitos da dengue

DA REPORTAGEM LOCAL

Abandonado desde setembro do ano passado na rua Nhambiquaras, em Moema (zona sul), um Volvo 850 Turbo hoje serve de alvo para vândalos. Levaram as rodas, quebraram os retrovisores e picharam a lataria.
"Só não virou abrigo de mendigo porque não conseguiram arrombar a estrutura blindada", comenta Júnior Andrade, o segurança da rua.
Em geral, traficantes se aproveitam de veículos abandonados nas ruas para esconder armas e drogas.
"Bandidos ainda enxergam essas carcaças como um aviso de que, na redondeza, o patrulhamento policial é deficiente", alerta o consultor em segurança patrimonial Sérgio Aragão.
A Polícia Militar, no entanto, diz que só toma frente na remoção se o veículo tiver registro de roubo. Em outros casos, a obrigação é da prefeitura, que age após uma denúncia.

Bichos
Veículos abandonados nas ruas ainda acolhem bichos, como baratas, ratos e mosquitos da dengue -quando a lataria está furada e permite o acúmulo de água da chuva no interior.
Com apenas um quarteirão de extensão e pouco fluxo de carro, a rua Parintins, na Barra Funda (zona oeste), "até parece um pátio de ferro-velho", reclama a administradora de empresas Elizete Botoni, 59, que trabalha em um escritório na rua.
Só do lado direito da ruela, conta Botoni, há dois automóveis apodrecendo há meses.
Segundo vizinhos, que dizem já ter denunciado os carros para a prefeitura, um deles está lá, parado no mesmo lugar, há aproximadamente dois anos, ocupando uma vaga pública.
É um Chrysler Stratus roxo com os quatro pneus murchos e com uma camada de sujeira tão grossa sobre a lataria que a deixou cinza, enquanto os ratos entravam pelas frestas do velho motor. (FELIPE NÓBREGA)


Texto Anterior: Legislação: Falta política de reciclagem de veículos no país
Próximo Texto: Órfãos: Velhos importados de luxo engordam pátios de lixo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.