|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Em queda no mundo, Toyota mira no Brasil
Para triplicar vendas até 2012, montadora lança Corolla 2.0 e confirma fabricação de compacto no país
RICARDO RIBEIRO
ENVIADO ESPECIAL A ITU (SP)
Em queda no mundo após a
crise e o recall de 8,5 milhões de
carros, a Toyota planeja triplicar as vendas no Brasil e ter
10% do mercado até 2012.
Para a montadora, o Brasil
comercializará 4,5 milhões de
veículos por ano -hoje emplaca 3 milhões. Destes, 3% (100
mil carros) são da Toyota.
"O crescimento só será possível com dois novos projetos",
afirma Luiz Carlos Andrade, vice-presidente da Toyota.
Como parte da estratégia, a
Toyota introduziu o novo motor 2.0 "flex" no Corolla.
Com até 153 cv de potência e
20,7 kgfm de torque, o propulsor tem a média de consumo do
1.8 e pouco ruído, diz a Toyota.
"O 1.8 é um motor a gasolina
adaptado para rodar com álcool. O 2.0 foi desenvolvido para ter eficiência máxima com
álcool", explica Kenji Watanabe, gerente de engenharia.
Preços
O câmbio automático permite trocas atrás do volante, mas,
de novo, carece de uma quinta
marcha. "Com quatro, conseguimos bom desempenho e
baixo consumo, sem elevar o
preço", defende Watanabe.
Com motor 2.0, o XEi subiu
R$ 2.360 e custará R$ 75.830
-a Toyota planeja 50% do
"mix". Há ainda a topo de linha,
rebatizada de Altis (R$ 89.160).
O motor 1.6 sai de linha e as
versões XLi e GLi terão apenas
o propulsor 1.8.
A expectativa da montadora
é vender 60 mil Corolla no ano
-5.000 a mais que em 2009-,
para continuar à frente do rival
Honda Civic (R$ 71.540), que
prepara o motor 2.0 de 160 cv.
O jornalista viajou a convite da Toyota, que
cedeu o Corolla para avaliação
Texto Anterior: Mitsubishi fará Lancer e Pajero no país Próximo Texto: Compactos: Etios Hatch e sedã serão feitos em sorocaba a partir de 2012 Índice
|