São Paulo, domingo, 21 de junho de 2009

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Cartas

Zafira fervendo
"Em abril, comprei uma Zafira na Vigorito. Com 1.200 quilômetros, o motor aqueceu e começou a ferver. Na revenda, soube que uma mangueira havia desengatado e que ela seria ajustada. Rodei mais 200 quilômetros e o defeito voltou. Solicitei a troca do carro, mas fui informado de que só a fábrica poderia resolver isso."
Luís Gustavo (São Paulo, SP)

Resposta da General Motors - "Após ser submetido aos serviços necessários, o carro foi entregue ao cliente em condições normais de uso."

Réplica do leitor - "Na primeira vez, ajustaram a mangueira do motor. Na segunda, trocaram a peça. Agora, precisei retornar à revenda para consertar o ar-condicionado."

Vidro trincado da VW
"Comprei um Voyage em janeiro e, com um mês de uso, o para-brisa trincou. Fui à Sorana para trocarem o vidro, e instalaram um que não era original. Depois de reclamar, o gerente disse que trocaria o vidro novamente, mas, no mesmo dia, percebi que o para-brisa estava trincado no mesmo lugar. Já estive sete vezes na Sorana. Um engenheiro da fábrica disse que outros carros também apresentam esse defeito."
Marcos Rogério Batista (São Paulo, SP)

Resposta da Volkswagen - "Após as correções efetuadas pela Sorana, o veículo foi liberado em condições normais de uso."

Sandero não sai
"Comprei um Sandero na Da Vinci, em março, com prazo de entrega de 20 dias. Já passaram 16 dias da data acordada, e a revenda não entregou o carro, mesmo com o financiamento aprovado. Se tivesse a nota fiscal, poderia conseguir no Detran-SP uma licença especial, pois o veículo será licenciado no Rio de Janeiro. A Da Vinci se negou a entregar a nota."
Rosimar Miranda Machado (São Paulo, SP)

Resposta da Renault - "Informamos que o veículo já foi entregue à cliente."

C3 sem freio
"Adquiri um C3 2008. Antes da revisão, ele já apresentou problemas nos freios. Paguei pela troca das pastilhas, que, segundo o consultor, é normal o desgaste. Com 17.000 quilômetros, notei que o barulho no freio havia aumentado. Na revenda, informaram que era um desgaste prematuro das pastilhas, que atingiam o disco.
Ao retirar o carro, soube que não haviam descoberto o defeito. Na segunda revisão, com 20.000 quilômetros, solicitei novamente o reparo dos freios. Agora, com 22.000 quilômetros, o problema aumentou."
Janice Torres Fernandes (São Paulo, SP)

Resposta da Citroën - "Foram substituídos alguns componentes do freio, mas, na última semana, a cliente voltou a reclamar de barulhos no sistema de freio. Solicitamos que ela encaminhasse o veículo à revenda para que realizemos o diagnóstico e o reparo."

Réplica da leitora- "Foi a oitava vez que o carro ficou na Montpellier e saiu da revenda com o mesmo barulho. Nem a revenda nem a montadora conseguem encontrar uma solução."

Insatisfeito com a Fiat
"Comprei um Palio, no dia 22 de abril, na Genialli. No dia 14 de maio, ele apresentou defeito na chave e precisou ser guinchado até a revenda.
Acionei o serviço de atendimento da Fiat, mas soube que eles oferecem esse serviço a 100 km da minha casa. Mais do que isso, só arcam com as despesas de quilometragem e diárias. Eles ainda ignoram a diária do seguro, pois não uso o estacionamento do trabalho."
Jefferson da Fonte Nogueira (Santos, SP)

Resposta da Fiat - "O cliente foi contatado e teve seus questionamentos esclarecidos."

Réplica do leitor - "Depois de questionar a montadora, fui ressarcido do valor do seguro e das despesas que tive com táxi nesse período."


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