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Chevrolet Celta 1.4 tem desenho contemporâneo e custa menos; Ka dá mais conforto e melhor desempenho
Pequenos, velozes e furiosos
ARMANDO PEREIRA FILHO
EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS E CONSTRUÇÃO
Agilidade no trânsito urbano,
bom desempenho na estrada, tamanho pequeno para facilitar
manobras e discrição para reduzir riscos de assaltos. Se essas são
qualidades procuradas para o seu
próximo carro e você tem até
R$ 21,5 mil para gastar, não dá
para deixar de fora o Chevrolet
Celta 1.4 e o Ford Ka 1.6.
Não são automóveis para quem
precisa de espaço ou faz questão
de estilo e tecnologia. Atendem
de jovens que estão comprando
seu primeiro veículo a famílias
pequenas que querem um segundo carro, mas não se contentam
com o desempenho dos 1.0.
A comparação entre os dois
modelos não pode ser baseada só
nos números do teste Folha-Mauá, realizado no começo deste
mês. Se fosse assim, o Ka venceria
com folga -ele tem motor maior
e dez cavalos de potência a mais
(95 cv contra 85 cv do Celta).
Apesar disso, os dois foram reunidos por se destinarem ao mesmo público consumidor e por
serem os modelos mais básicos
de suas marcas equipados com
motores mais potentes.
Modelo 2004
O Celta 1.4 tem a vantagem de já
ser modelo 2004. Seu design é
mais contemporâneo e bem menos polêmico que o do Ka. Além
disso, ele ganha no preço. Sua versão básica, pela internet, com
duas portas, custa R$ 18.850, enquanto o Ka mais simples (Action) sai por R$ 21.485 (diferença
de R$ 2.635 ou 14%).
Com ar-condicionado, o carro
da Chevrolet custa R$ 21.653.
Acrescentando direção, vidro
e trava elétricos (vendidos só como acessórios em concessionárias), ele fica em R$ 24.403. O carro da Ford (na versão XR), com
todos esses quatro itens de conforto, sai por R$ 27.295.
O Ka, no entanto, é mais confortável (é muito fácil bater a cabeça
no teto ao sair do Celta), melhor
para estacionar (é 13 cm menor
que o carro da Chevrolet) e vence
no desempenho. Vai da imobilidade aos 100 km/h em 10,55s e retoma de 60 a 100 km/h em 8,87s.
Já o Celta gasta 11,3s e 10,17s, respectivamente, segundo o teste Folha-Mauá. Conforme os fabricantes, a velocidade máxima do Ka é
de 186 km/h, enquanto o Celta
chega à marca de 161 km/h.
Não significa que o carro da
Chevrolet seja lento. Assim como
o Ka, ele responde rapidamente
ao acelerador, tem boas arrancadas nos semáforos, e a retomada é
satisfatória. Não há diferença perceptível ao motorista neste último
item quando o ar está ligado.
Também não sofre em ladeiras.
Consumo
O veículo da Chevrolet é mais
econômico. Faz 12,3 km/l na cidade -enquanto o Ka chega à marca de 11 km/l- e 15,26 km/l na estrada. O Ka atinge 14,6 km/l.
Espaço não é o forte de nenhum
dos dois. No Celta duas portas,
é difícil entrar atrás. Para sair,
então, é um drama. Idosos terão
muita dificuldade.
A área para pernas nos bancos
traseiros é suficiente, mesmo
quando o assento do motorista
está ajustado para alguém com
1,80 m, desde que haja só dois passageiros. O Ka, com acesso melhor, não tem versão quatro portas, deixando o comprador sem a
opção, disponível no Celta.
O porta-malas do modelo da
Chevrolet ganha com folga do
compartimento do Ka: são 260 l
contra 205 l. Os painéis dos dois,
em dimensões reduzidas, têm boa
visibilidade e abrigam detalhes
em cinza, simulando alumínio.
Freios
Os dois automóveis não têm
freios ABS (antitravamento) nem
como opcionais. A versão mais
cara do Ka pode ser equipada
com airbag (bolsa inflável) duplo,
por R$ 1.180 a mais. O Celta não
dispõe desse item.
Na frenagem, a vantagem é para
o carro da Ford. Estando a
80 km/h, o carro percorre 42,5 m
até parar totalmente. O Celta, nas
mesmas condições, usa 43,3 m
para cessar o movimento.
O carro da Chevrolet apresenta
boa aderência e transmite a sensação de que está sob controle. Com
pedais apertados, o modelo tem
câmbio preciso, mas longo. Os
bancos são altos, o que melhora a
posição de dirigir. Ficou faltando
a regulagem de altura.
O concorrente tem câmbio preciso e curto, o que facilita as mudanças de marchas. O estofamento do banco se projeta no meio
das costas, corrigindo a postura.
O acesso aos controles dos vidros
elétricos é fácil.
Como no Celta, acelerador e
embreagem são bem macios e
dão descanso para os pés, detalhe
importante para o uso em trânsito congestionado.
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