São Paulo, domingo, 21 de outubro de 2001

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CARTAS

Defeito no freio do Clio
"Comprei um Renault Clio, em janeiro de 99, na concessionária Premier. Em abril do ano passado, o carro apresentou um problema no freio. Um ano depois, fui vítima de um acidente de trânsito. Verbalmente os gerentes da revenda disseram que a falha foi ocasionada por defeito de fabricação da chapa que prende o pedal ao sistema de freio. No orçamento fica claro que houve essa falha. Desde o momento do acidente, solicitei à revenda e à Renault um documento informando as causas do ocorrido, os danos causados no veículo, os consertos que seriam realizados e as medidas que estariam sendo tomadas para verificar se outros veículos não apresentam o mesmo problema. Nada foi respondido."
Roberto Muniz Barretto de Carvalho (Brasília, DF)

Resposta - A Renault diz que não há possibilidade de realizar uma perícia técnica para verificar o inconveniente. Segundo a montadora, essa solicitação deveria ter sido feita antes de a seguradora autorizar a execução do serviço.

Réplica - O leitor afirma que a solicitação foi feita tanto para a revenda quanto para a seguradora.

Subaru sem recompra
"Adquiri um Legacy na Caoa Subaru Ibirapuera, em julho do ano passado, com a garantia de recompra após 11 meses, pelo valor constante na nota fiscal. No último dia 27 de junho, fui à revenda. Para a minha surpresa, disseram que eu teria de transferir o carro para o nome deles e entregá-lo imediatamente, mas que só me pagariam em 60 dias e sem correção monetária. Fui obrigado a aceitar esse absurdo."
Augusto Luiz Oliveira da Costa (Santos, SP)

Resposta - O departamento de atendimento ao cliente Subaru diz ter feito a troca do veículo por outro escolhido pelo cliente.

Réplica - O leitor disse à Folha que não teve outra alternativa. Comentou que insistiu em receber o dinheiro (R$ 50 mil), como estava no contrato, mas isso foi negado. Segundo Costa, foi imposta a compra de uma Ranger.


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