São Paulo, domingo, 21 de outubro de 2001 |
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CARTAS Defeito no freio do Clio "Comprei um Renault Clio, em janeiro de 99, na concessionária Premier. Em abril do ano passado, o carro apresentou um problema no freio. Um ano depois, fui vítima de um acidente de trânsito. Verbalmente os gerentes da revenda disseram que a falha foi ocasionada por defeito de fabricação da chapa que prende o pedal ao sistema de freio. No orçamento fica claro que houve essa falha. Desde o momento do acidente, solicitei à revenda e à Renault um documento informando as causas do ocorrido, os danos causados no veículo, os consertos que seriam realizados e as medidas que estariam sendo tomadas para verificar se outros veículos não apresentam o mesmo problema. Nada foi respondido." Roberto Muniz Barretto de Carvalho (Brasília, DF) Resposta - A Renault diz que não há possibilidade de realizar uma perícia técnica para verificar o inconveniente. Segundo a montadora, essa solicitação deveria ter sido feita antes de a seguradora autorizar a execução do serviço. Réplica - O leitor afirma que a solicitação foi feita tanto para a revenda quanto para a seguradora. Subaru sem recompra "Adquiri um Legacy na Caoa Subaru Ibirapuera, em julho do ano passado, com a garantia de recompra após 11 meses, pelo valor constante na nota fiscal. No último dia 27 de junho, fui à revenda. Para a minha surpresa, disseram que eu teria de transferir o carro para o nome deles e entregá-lo imediatamente, mas que só me pagariam em 60 dias e sem correção monetária. Fui obrigado a aceitar esse absurdo." Augusto Luiz Oliveira da Costa (Santos, SP) Resposta - O departamento de atendimento ao cliente Subaru diz ter feito a troca do veículo por outro escolhido pelo cliente. Réplica - O leitor disse à Folha que não teve outra alternativa. Comentou que insistiu em receber o dinheiro (R$ 50 mil), como estava no contrato, mas isso foi negado. Segundo Costa, foi imposta a compra de uma Ranger. Veículos - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, fax 0/ xx/11/3224-3362, e-mail veiculos@uol.com.br. Não serão consideradas mensagens eletrônicas com figuras ou arquivos anexados. É obrigatório incluir nome, endereço e telefone. Texto Anterior: Compacto: Com 16V, 206 1.6 fica 2s mais rápido Próximo Texto: Saúde: Olhar para o horizonte previne enjôo no carro Índice |
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