São Paulo, domingo, 22 de novembro de 2009

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Cartas

Roda do Stilo
"A roda traseira do Stilo do meu cliente caiu enquanto ele dirigia. A concessionária Amazonas não quer se responsabilizar pelo ocorrido e está cobrando R$ 10 mil pelo reparo. A Fiat também não quer assumir a despesa. Em uma busca na internet, descobri que existem vários casos semelhantes."
Cristina Ribeiro (São Paulo, SP)

Resposta da Fiat - "Análise feita na Amazonas, com um técnico da fábrica, revelou que os danos são consequência do impacto sofrido após um acidente com o carro. Oferecemos a elaboração de um parecer técnico mais detalhado, com análise em laboratório das peças afetadas no acidente, que não foi autorizada pelo cliente. Em contato posterior, o consumidor informou que os reparos foram feitos em uma oficina que não é da rede autorizada."

Réplica da leitora - "A proprietária entrará com uma ação judicial contra a Fiat."



Sandero com pane
"Em setembro de 2008, adquiri um Sandero na concessionária Ventuno. Logo depois, percebi que o volante estava torto, o leitor de combustível quebrou, a carroceria está fazendo barulho e o trio elétrico não funciona corretamente.
A Ventuno trocou o trio elétrico e, em menos de um ano, ele não trava as portas nem aciona o alarme, e o vidro não levanta sozinho. Soube ainda que a Ventuno não existe mais e mudou para Grand Brasil, onde fui informado de que a peça não está mais na garantia."
Daniela Pinheiro Gonçalves (São Paulo, SP)

Resposta da Renault - "Entramos em contato com a cliente e fizemos uma proposta comercial, que foi aceita por ela."

Réplica da leitora - "A Renault ofereceu R$ 500 e disse que o problema não será resolvido porque não tenho mais direito ao conserto em garantia."



Tucson atrasado
"No dia 28 de setembro, comprei um Tucson, na Caoa, com a promessa de entregarem em 15 de outubro. Um dia antes da entrega começaram a me enganar. Afirmaram que o Detran estava demorando para liberar os documentos. Depois, para minha surpresa, descobri que o carro nem estava na revenda. Quero meu dinheiro de volta porque, se na compra estou com tantos problemas, imagine quando precisar de assistência técnica da Caoa."
Mariangela Schimidt (São Paulo, SP)

Resposta da Hyundai - "Informamos que houve um atraso de quatro dias úteis na entrega, que aconteceu no dia 22 de outubro, em função do grande volume de vendas naquele mês. Para compensar o atraso disponibilizamos um carro-reserva."



Recall do Gol
"Comprei o novo Gol 1.0 no dia 14 de março, na concessionária Itavox. Seis dias após a retirada, ocorreu um problema na partida a frio. A falha voltou a acontecer mais 18 vezes e o carro precisou ser guinchado em três delas. Filmei o problema e entreguei o CD na revenda. Em agosto, anunciaram o recall, e pensei que meu problema seria resolvido. Mas, mesmo depois do serviço, o problema apareceu mais três vezes."
Thatiana Monnerat (São Paulo, SP)

Resposta da Volkswagen - "Consultamos a gerência técnica da Itavox e fomos informados de que, após avaliações, o Gol apresentou comportamento dentro dos padrões de qualidade da Volkswagen."



Volvo vazando
"Adquiri um Volvo S40 há três anos. Logo de início notei que é um carro muito baixo, sempre exposto a problemas no cárter. Em agosto, tive de desviar de um caminhão e fui parar em cima de um canteiro.
Usei o carro por seis dias e começou a acender a luz do óleo. Coloquei dois litros de óleo e ele vazava até o chão. O carro foi guinchado à Autostar, onde constataram que o cárter estava trincado."
Maria Margarida de Castro (São Paulo, SP)

Resposta da Volvo - "Após a substituição do cárter, o carro foi entregue à cliente em funcionamento. Nossa equipe técnica analisou o veículo e constatou que o problema não decorre de falhas de montagem ou de fabricação, mas de impacto causado por agente externo."

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