UOL


São Paulo, domingo, 23 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JIPÃO

Versão 1.0 Supercharger custa R$ 31.290, mas preço chega a R$ 47.550 no motor 2.0; teste revela desempenho de carro médio

EcoSport é o utilitário esportivo mais barato

Roberto Assunção/Folha Imagem
Com 200 mm de altura livre do solo, o EcoSport pode atravessar 45 cm de água


FREE-LANCE PARA A FOLHA

Enquanto o mundo espera o Salão de Genebra, em março, para ver a versão definitiva da Ford C-Max, a minivan derivada do Focus, o Brasil está ansioso para conhecer o segundo veículo do projeto Amazon. O utilitário esportivo EcoSport chega com motores 1.0 Supercharger, 1.6 e 2.0.
A versão "popular", com 95 cv (cavalos), custará R$ 31.290, tirando do Suzuki Ignis, de R$ 35,3 mil, o título de utilitário esportivo mais barato do mercado. A direção hidráulica é de série no jipe da Ford, mas o consumidor ainda precisa pagar por ar-condicionado e airbag (bolsa de ar que infla em batidas) para motorista.
O preço da motorização intermediária, que tem só 3 cv a mais que a 1.0, é R$ 35.590 -os preços incluem frete para o todo o país.
A versão com motor 2.0 -o mesmo do Mondeo, de 143 cv- é a única a ter um concorrente mais próximo. O também brasileiro Mitsubishi Pajero TR4 custa mais (são R$ 64.990 contra R$ 47.550 do EcoSport), mas oferece tração nas quatro rodas, com até 20 combinações diferentes de marcha, e toca-CDs de série.
Fabricado sobre a plataforma do Fiesta, o EcoSport é 32 centímetros mais comprido. No total, são 4,23 metros. Por isso não se pode descartar a Chevrolet Meriva como uma concorrente do EcoSport. Com 4,04 m e motorização 1.8 de 102 cv, a minivan custa a partir de R$ 31.899.

Desempenho
"Muitas famílias têm nos procurado em busca de informações sobre o carro", diz Marco Antônio Marcondes Júnior, gerente de vendas da Sonnervig. O modelo chega às revendas na primeira quinzena de março. Também demonstraram interesse jovens e donos de modelos concorrentes.
Em solo firme, o motor 1.6 (que terá três versões de acabamento) pede reduções ao encarar subidas mais íngremes. No plano, chega aos 100 km/h em 13,68 segundos, segundo o teste feito em parceria com o IMT (Instituto Mauá de Tecnologia). É pouco inferior a um Volkswagen Golf 1.6 (13,4s).
Freios ABS (antitravamento) equipam só o EcoSport 2.0. O 1.6 requer 28,1 m para parar vin- do dos 60 km/h.
Por enquanto, a Ford venderá só a versão 4x2. Segundo a montadora, o jipinho pode atravessar até 45 cm de água. Apesar de a Folha não ter passado por nenhuma área alagada, entrou água no farol de milha. (JOSÉ AUGUSTO AMORIM)


Texto Anterior: Nacionais novos: Fiat e Renault reajustam modelos on-line
Próximo Texto: Ficha técnica
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.