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São Paulo, domingo, 23 de março de 2003

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MERCADO

Consumidor ganha mais e exclusivos equipamentos, mas perde na revenda do veículo; há seis opções atualmente

Séries especiais conquistam pelo bolso

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Titanium, Milenium, Los Angeles, Class, Fun, Sunny, Boticário, Turim, 500 anos, Black. O que esses nomes têm em comum? Eles identificam séries especiais, famosas por uma boa lista de equipamentos e itens exclusivos. Para o consumidor, a vantagem é pagar menos e levar mais.
Atualmente no mercado há seis opções -Gol Highway, Polo Next, Saveiro Super Surf e Golf VR6, todos da Volkswagen, além de Ford Focus XR e Renault Scénic Alizé. As séries mais novas são a do Polo -criada para celebrar os 50 anos da montadora no Brasil- e a do Focus, que ganhou diversos itens esportivos.
O grande atrativo dessas edições é o preço. Uma Scénic Alizé 1.6 incorpora, em relação à versão RT, faróis de neblina, ar-condicionado, vidros traseiros elétricos, volante revestido em couro e "máscara negra" nos faróis. Tudo isso por apenas R$ 1.600 a mais (R$ 39.990 ante R$ 38.390).
Mas, se o consumidor leva vantagem na hora da compra, o mesmo não ocorre na revenda. "O preço que pagamos é o da versão normal, não importa se é mais equipada", diz Fabiano Felipe Melo, vendedor da Rommer Multimarcas. "Todos os Gol "mil" são iguais, sem contar a série."
Para Adolfo Lopes Marinho, da área de avaliação e vendas da Star Veículos, há um outro problema. "Se precisar de uma peça de reposição, uma faixa exclusiva, por exemplo, você não acha no mercado." Segundo ele, é o mesmo problema enfrentado por veículos importados mais antigos.

Razão de ser
Vários são os motivos que levam as montadoras a criar uma série especial -seja limitada ou não. A mais óbvia é fortalecer as vendas. "No lugar de desconto, incorporamos mais itens a um preço inferior", diz Thomas Buckup, gerente de marketing do produto da Volkswagen. "Não desgasta tanto a imagem quanto promoções de juro zero."
Reforçar, criar ou até mesmo corrigir uma imagem pode ser conseguido com veículos diferentes. Foi o que a Ford tinha em mente ao lançar o Ka Black, e acontece agora com o Golf VR6.
Até então feito apenas para exportação, a versão tem motor 2.8 24V de 204 cavalos e câmbio manual de seis marchas. São 99 unidades, numeradas, vendidas em preto (R$ 105,6 mil) ou prata (R$ 106.188). Seu único opcional é o teto solar, de R$ 2.179.
As séries também funcionam como teste junto ao mercado. "Não sabíamos o que ia acontecer depois da queda do IPI [Imposto sobre Produtos Industrializados" e precisávamos saber como o consumidor ia reagir", explica Oswaldo Ramos, gerente de marketing da Ford. Foi por isso que a empresa criou o Ka Action, hoje versão de série da família.
O Peugeot 206 Quiksilver também nasceu especial e virou de série. O Polo Next tem a opção de ser vermelho. Se aceito, será estendido para toda a gama. A capota marítima da Saveiro Super Surf, que chega à segunda edição, deve virar opcional logo.
Outro objetivo das séries especiais é desovar equipamentos em estoque. Nem bem a Volkswagen anunciou o fim do propulsor 1.0 16V para a linha Gol, o hatchback recebeu o sobrenome Highway. O motor? Exatamente o 1.0 16V.
Mas não é só no Brasil que existem essas artimanhas. Para celebrar seu centenário, a Ford americana oferece cinco modelos especiais -todos pretos, como o T. Na Argentina, a Chevrolet lançou a Zafira DVD, que traz o equipamento e é importada do Brasil.
(JOSÉ AUGUSTO AMORIM)


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