São Paulo, domingo, 23 de maio de 2004

Próximo Texto | Índice

MÉDIO-GRANDES

Carro da Toyota faz de 0 a 100 km/h em 10,4s, contra 12,3s do da Chevrolet, que é R$ 1.444 mais barato

Corolla corre mais e gasta menos que Astra

JOSÉ AUGUSTO AMORIM
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Toyota Corolla, melhor em desempenho, e Chevrolet Astra disputam mercado numa posição privilegiada. São os únicos veículos sem opção "popular" que figuram entre os dez mais vendidos do Brasil. Além disso, o câmbio automático deles está relacionado a características especiais: só o Chevrolet tem essa transmissão com álcool, enquanto 70% das vendas do Toyota são feitas com esse câmbio.
Entre janeiro e abril, foram emplacados 11.564 Corolla. O Astra acumula 10.741 unidades, incluindo o hatchback -a General Motors estima que cada carroceria fique com a metade das vendas.
Nos testes realizados pela Folha e pelo IMT (Instituto Mauá de Tecnologia), o Corolla se saiu bem melhor que o Astra Sedan. Chegou aos 100 km/h quase 2s antes: foram 10,4s contra 12,3s. Nem mesmo o álcool consegue deixar o Chevrolet mais rápido. Com esse combustível, ele leva 11,35s.
Ágil é outro adjetivo que marca o Corolla. Ele superou o concorrente em todas as provas de retomada. Estando os dois em "drive", o Toyota vai de 40 a 80 km/h em 6,01s, ante 6,40s. Dessa vez o álcool dá o troco, com 5,88s -mesmo assim perde em alguns casos, como o de 60 a 120 km/h.
Os japoneses de Indaiatuba (102 km a noroeste de São Paulo) também fabricam um sedã mais econômico: faz 9,4 km/l em percurso urbano, enquanto o Astra roda 7,8 km com um litro de gasolina.
Financeiramente, porém, é mais vantagem abastecer o Astra com álcool. Mesmo com média de 5,8 km/l na cidade, o preço do combustível compensa. Com quase o mesmo valor, é possível encher seu tanque três vezes e uma só no Corolla.

Mais barato
O Astra leva pequena vantagem no quesito preço -custa a partir de R$ 53.872, contra os R$ 55.316 do Corolla. O Toyota oferece freios a disco nas quatro rodas, o que só ocorre no Astra completo.
Os dois sedãs são equipados com airbag duplo, trio elétrico, alarme, travamento automático das portas e rodas de liga leve. O Astra traz também aviso de excesso de velocidade e um dispositivo no porta-malas para abri-lo em caso de emergência.
A favor do Chevrolet, há ainda o porta-malas, 23 litros maior que o do Corolla, diferença equivalente a 24 caixas de leite longa vida.


Próximo Texto: Ficha técnica: Toyota Corolla XEi
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.