São Paulo, domingo, 23 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESPECIAL USADOS

No ranking de mecânicos, Palio passa Gol

Fiat tem mecânica simples e baixo custo de manutenção; VW era o preferido, mas G5 ficou caro para reparar

Nos últimos oito anos, VW teve 60% de aprovação dos reparadores, mas o índice caiu para 7%

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Confiança na marca, relação custo-benefício, acesso a informações técnicas, durabilidade e qualidade foram os principais quesitos apontados por mecânicos para indicar o Palio para a compra.
Na pesquisa da Cinau (Central de Inteligência Automotiva), feita com 1.200 mecânicos de todo o país no final de 2009, o Fiat desbancou o Volkswagen Gol, eleito o melhor para reparação nos últimos oito anos.
Nesse período, a montadora chegou a ser recomendada por 60,8% dos mecânicos, mas o índice agora caiu para 7,5% dos entrevistados.
Segundo Alexandre Carneiro, estatístico e responsável pela pesquisa, ainda não houve o efeito dos recalls.
"A VW está perdendo qualidade dos componentes. A tecnologia está defasada."
Carneiro conta que os reparadores ficam motivados com avanços tecnológicos oferecidos por outras marcas, o que os estimula a aprimorar o conhecimento.

ALIADOS
Para Carneiro, a Fiat passou a orientar melhor os profissionais e a torná-los aliados da marca. "Ela sanou problemas de falta de peça e serviços malfeitos. Assim, o cliente não precisa voltar para novos ajustes e retrabalho da mesma instalação."
O reparador tem forte influência com a sua clientela e sempre é consultado antes da compra do carro. "A resposta do mecânico influencia muito na avaliação do consumidor", diz.
O mecânico Cláudio Cobeio, da oficina Cobeio, concorda com o resultado. "A manutenção do Gol realmente ficou muito mais cara. Um batente do amortecedor, por exemplo, precisa ser trocado a cada 30 mil quilômetros. No Palio, dura o dobro."
Além do Gol, Fiesta, Marea e Peugeot 206 foram mal avaliados por falta de peças, acesso precário a informações técnicas, pouca qualidade e difícil manutenção.
A VW discorda e diz que o Gol tem o custo de manutenção mais acessível do mercado.
(ROSANGELA DE MOURA)

Texto Anterior: E eu com isso?
Próximo Texto: Mille reina entre os carros com motor 1.0
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.