|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
ESPECIAL USADOS
No ranking de mecânicos, Palio passa Gol
Fiat tem mecânica simples e baixo custo de manutenção; VW era o preferido, mas G5 ficou caro para reparar
Nos últimos oito anos, VW teve 60% de aprovação dos reparadores, mas o índice caiu para 7%
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Confiança na marca, relação custo-benefício, acesso a
informações técnicas, durabilidade e qualidade foram
os principais quesitos apontados por mecânicos para indicar o Palio para a compra.
Na pesquisa da Cinau
(Central de Inteligência Automotiva), feita com 1.200
mecânicos de todo o país no
final de 2009, o Fiat desbancou o Volkswagen Gol, eleito
o melhor para reparação nos
últimos oito anos.
Nesse período, a montadora chegou a ser recomendada
por 60,8% dos mecânicos,
mas o índice agora caiu para
7,5% dos entrevistados.
Segundo Alexandre Carneiro, estatístico e responsável pela pesquisa, ainda não
houve o efeito dos recalls.
"A VW está perdendo qualidade dos componentes. A
tecnologia está defasada."
Carneiro conta que os reparadores ficam motivados
com avanços tecnológicos
oferecidos por outras marcas, o que os estimula a aprimorar o conhecimento.
ALIADOS
Para Carneiro, a Fiat passou a orientar melhor os profissionais e a torná-los aliados da marca. "Ela sanou
problemas de falta de peça e
serviços malfeitos. Assim, o
cliente não precisa voltar para novos ajustes e retrabalho
da mesma instalação."
O reparador tem forte influência com a sua clientela e
sempre é consultado antes
da compra do carro. "A resposta do mecânico influencia muito na avaliação do
consumidor", diz.
O mecânico Cláudio Cobeio, da oficina Cobeio, concorda com o resultado. "A
manutenção do Gol realmente ficou muito mais cara. Um
batente do amortecedor, por
exemplo, precisa ser trocado
a cada 30 mil quilômetros.
No Palio, dura o dobro."
Além do Gol, Fiesta, Marea
e Peugeot 206 foram mal avaliados por falta de peças,
acesso precário a informações técnicas, pouca qualidade e difícil manutenção.
A VW discorda e diz que o
Gol tem o custo de manutenção mais acessível do mercado.
(ROSANGELA DE MOURA)
Texto Anterior: E eu com isso? Próximo Texto: Mille reina entre os carros com motor 1.0 Índice
|