São Paulo, domingo, 23 de junho de 2002

Próximo Texto | Índice

COROLLA X CIVIC

Fábrica aposta em design para atrair jovens; em teste, sedã foi um pouco mais rápido que o rival da Honda

Toyota tenta ir além do "japonês velho"

Fernando Moraes/Folha Imagem
Com medidas e motores semelhantes, o Corolla é um pouco mais rápido que o Civic


JOSÉ AUGUSTO AMORIM
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Cansada de ver o seu Corolla vender bem menos que o Honda Civic -a média era de 1.700 contra 800 por mês-, a Toyota resolveu se mexer e criar um carro novo. Investiu US$ 300 milhões, ampliou a fábrica em Indaiatuba (102 km a noroeste de São Paulo) e con- tratou o ator Brad Pitt como garoto-propaganda. Tudo para agradar a um público mais jovem.
"O Corolla era um carro para japonês velho", afirma um funcionário da fábrica que não quer ter nome nem cargo revelados. "A única coisa que não me agrada muito no carro é o desenho", confessa a assistente-executiva Fátima Quirino Simões, 41, que comprou um em abril do ano passado.
Enquanto isso, muitos consumidores optaram pelo Civic exatamente pelo design. "Queria um carro bonito e que não chamasse a atenção", conta a dona de casa Regina Bortolo dos Reis, 50.
Mas a Toyota não alterou apenas o visual do seu sedã. O motor 1.8 ficou 20 cv (cavalos) mais potente -passou de 116 cv para 136 cv-, e a versão de entrada ganhou a opção de um 1.6 de 110 cv.
No dia-a-dia, os seis cavalos a favor do novo modelo não interferem na condução. No teste feito pela Folha e pelo IMT (Instituto Mauá de Tecnologia), a diferença também é mínima. Na aceleração de 0 a 100 km/h, o Corolla marcou 11,95s, contra 12,29s do Civic. O surpreendente é que o Corolla ficou mais lento -com o motor antigo, levava 11,31s.
A retomada de 40 km/h a 80 km/h, uma das mais comuns na cidade, é feita em 5,03s pelo Corolla e em 5,65s pelo Civic. Quando a velocidade vai de 80 km/h para 120 km/h, as marcas são de, respectivamente, 8,38s e 9,14s.
O motorista pode ter a impressão de ambos terem motores barulhentos, mas o teste revela que o do Civic é mais. A 80 km/h, registra 70 dBA, e o Corolla, 67 dBA. Como parâmetro, a picape Chevrolet S10 Executive a diesel -em geral, mais ruidoso que o a gasolina- gera 66 dBA.

Bagagem
Os dois sedãs têm medidas semelhantes, mas a vantagem do Civic é ter o assoalho plano na traseira, o que dá mais conforto ao terceiro passageiro. A nona geração do Corolla está 13 centímetros maior no entreeixos, com 2,60 m, ante 2,62 m do Honda. A maior diferença fica por conta do porta-malas: 437 litros no Corolla e 402 litros no concorrente.
Ele também está 13,5 cm mais comprido (4,53 m contra 4,39 m), mas as medidas de largura e altura são praticamente iguais.
O Corolla XLi, a versão de entrada, custa a partir de R$ 34,7 mil; o Civic LX, R$ 40.061,72. Mas a Honda oferece airbag (bolsa de ar que infla em batidas) de série. Completos, o Civic é ligeiramente mais caro: sai por R$ 51.767,41, contra R$ 51,4 mil -a versão topo do Corolla é equipada só com câmbio automático.
A Toyota oferece ainda uma opção intermediária de acabamento, que deve responder por 60% das vendas do Corolla. A XEi vale R$ 42,9 mil quando equipada com transmissão automática.



Próximo Texto: Ficha técnica: Toyota Corolla SE-G
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.