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São Paulo, domingo, 23 de novembro de 2003

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HATCHBACKS

Diferença de preço chega a R$ 1.900, e, nas pistas, modelo da Ford foi mais rápido que os de Volkswagen e Fiat

Mais barato, Focus derrota Golf e Stilo

JOSÉ AUGUSTO AMORIM
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Responsáveis por 37% das vendas de veículos zero-quilômetro no Brasil, os carros com motorização entre 1.000 cm3 e 2.000 cm3 são, nas versões mais simples, a principal via para o fim da "ditadura dos populares". E os favoritos dessa faixa são os médios, como Ford Focus, Volkswagen Golf e Fiat Stilo.
Importado da Argentina, o Focus acaba de trocar de motor: o 1.8 passou a ser exclusivo do sedã, enquanto o hatchback ficou com o 1.6. Lado a lado com Golf e Stilo, o Focus se revelou a melhor opção: anda mais e custa menos. O Chevrolet Astra ficou de fora por ter motor 2.0, em média 15 cv (cavalos) mais potente que os dos outros três modelos.
Os concorrentes têm quase a mesma potência: o Golf conta com 101 cv; o Focus tem 102 cv; o motor do Stilo gera 103 cv. O torque (força) do Fiat é maior: 17 kgfm contra 14,6 kgfm do Ford e 14,3 kgfm do Volks. Mas, de acordo com os testes Folha-Mauá, a vantagem não é suficiente para levá-lo à melhor posição do pódio.
O Focus foi o mais rápido nas provas de aceleração e nas retomadas. Chegou a 100 km/h em 12,27s, enquanto o cronômetro registrou 13,4s para o Golf. O Stilo levou 13,86s. Os testes mostram ainda que o motorista não perdeu muito com a substituição do motor. Com o 1.8, 13 cv mais potente que o 1.6, o Focus levava 11,46s.
O velocímetro do Focus registra 140 km/h muito antes. Ele cumpriu a prova em 25,64s, quase 6s à frente do Golf (31,13s) e 8s antes que o Stilo (33,18s).

Agilidade
O Ford também retoma mais rápido que os concorrentes. São necessários 8,12s para ir de 40 a 80 km/h. O Fiat precisou de 9,39s; o Volkswagen levou 11,4s. Para o Focus 1.8, eram 8,02s.
Entre 100 e 140 km/h, o Focus 1.6 conseguiu superar o antecessor, ambos em quinta marcha. Levou 23,28s ante os 24,48s do 1.8.
O Stilo foi o mais "beberrão". Sua média urbana foi de 7,4 km/l, menor do que a de um Mercedes-Benz CLK 320 (7,5 km/l). O Golf roda 9,8 km com um litro de gasolina, 900 m a menos que o Focus.
Ser equipado com freio a disco nas quatro rodas deu vantagem ao paranaense de origem alemã. Quando estava a 80 km/h, percorreu 38,8 m até parar. Um metro atrás ficou o Focus (39,7 m), enquanto o Stilo precisou de 41,1 m -Fiat e Ford usam disco na dianteira e tambor na traseira.
O Focus é o mais barato. Seu preço de tabela é R$ 34.210, R$ 809 mais em conta que o do Golf e R$ 1.896 a menos que o do Stilo. Apesar de pequena, a lista de equipamentos de série inclui o ar-condicionado, pelo qual a Fiat cobra R$ 2.972, e a VW, R$ 3.492.

Calculadora
Por ser mais caro, o Stilo tem atrativos exclusivos. De série é equipado com computador de bordo, direção com dois programas de condução -a opção City deixa o volante leve para as manobras-, My Car -que personaliza diversas funções do veículo- e trava e vidros dianteiros elétricos.
Entre os opcionais, a Fiat disponibiliza o NGI (Next Generation Interior). Ele aproxima o Stilo das minivans, com bancos traseiros deslizantes e, no dianteiro direito, mesa como as de avião e gaveta. Por ele, é preciso pagar R$ 1.300.
Se a lista de série não é das mais extensas no Focus, seus opcionais seguem a mesma linha. Para a versão básica, estão disponíveis apenas trava e vidros elétricos. Para mais itens, é preciso comprar a versão GLX. Só que a vantagem continua. Ela custa R$ 38.110 e traz trio elétrico e toca-CDs.
Quem fizer questão de freios com sistema ABS (antitravamento) deve optar por Golf ou Stilo, já que o Focus só o oferece em sua versão 2.0. Fiat e VW estipularam quase o mesmo preço: R$ 2.052 e R$ 2.107, respectivamente.



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