São Paulo, domingo, 23 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

peças & acessórios

Espelho rebaixa automaticamente, permitindo que motorista veja guia e não raspe roda
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Tem gente que se arrepia só de pensar em estacionar na rua. O servidor público Adriano Vannucchi, 34, lembra que já abandonou o carro no meio do trânsito e pediu para um amigo fazer a baliza para ele.
Geralmente o pavor aumenta quando a vaga está do lado direito. Nesse caso, calcular a distância entre o automóvel e a calçada fica mais complicado.
Robson de Jesus, 26, instrutor da auto-escola Nova Pinheirense, ensina: "O ideal é mirar o espelho retrovisor direito para baixo, de modo que o motorista enxergue a distância entre a lateral do carro e o meio-fio".
As montadoras, em especial as de luxo, oferecem de série um sistema que executa a operação quando o motorista engata a ré. Carros mais acessíveis, como o Volkswagen Polo Sedan (R$ 55.120) e a Citroën Grand C4 Picasso (R$ 89,8 mil) também o têm, e o retrovisor inclinável é vendido como acessório para qualquer um -por enquanto, só por uma empresa.
"Volkswagen Gol e Chevrolet Corsa lideram a procura", contabiliza Gilson José Donato, diretor administrativo da Tragial, fabricante do equipamento.
"Como esses veículos, em geral, não trazem o ajuste elétrico dos retrovisores de fábrica, o consumidor paga 20% mais para instalar a versão inclinável. Para o Gol, custa R$ 250."
O advogado Gustavo Vinhas, 31, investiu R$ 490 para ter o acessório em sua Chevrolet Montana. "Até então, não conhecia o recurso eletrônico. Adorei a comodidade. Ficou mais fácil manobrar na rua."
Uma baliza bem-feita também evita prejuízos. O mais comum é raspar a roda na sarjeta, e tirar os arranhões da peça custa cerca de R$ 80.

Multa
Muita gente desconhece que carro mal estacionado também pode levar multa. O Código de Trânsito Brasileiro condena com infração leve (R$ 53,20) aquele veículo afastado da guia de 50 cm a 1 m. O motorista ganha três pontos no prontuário.
"O ideal é deixar o carro a cerca de 20 cm da sarjeta", diz o instrutor de auto-escola. "Assim, fica um vão de segurança para a passagem d'água."
Mas nem todo motorista aprova o item. "Tem manobra de ré em que o espelho precisa mirar a parte traseira superior do carro", alerta o estudante Emerson Ferreira, 25, que guarda seu Ford Focus em um corredor estreito.
Essa reclamação não existe, por exemplo, entre proprietários do Mercedes-Benz SLK, que podem desabilitar o recurso. Basta apertar um botão após engatar a ré. (FELIPE NÓBREGA)



ONDE ENCONTRAR
Tragial: 0800-7230363



Texto Anterior: Los Angeles: Crise faz Ford ter novidades no Salão
Próximo Texto: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.