São Paulo, domingo, 24 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estacionar em vaga de idoso exigirá selo

A partir de fevereiro, CET poderá multar motorista com mais de 60 que descumprir regra em local público

FELIPE NÓBREGA
DA REPORTAGEM LOCAL

Motoristas com mais de 60 anos que quiserem estacionar em vagas reservadas para idosos em vias públicas de São Paulo terão, a partir de fevereiro, que estampar um selo próprio no para-brisas do veículo. Caso contrário, estarão sujeitos a multa de R$ 53, remoção do carro e três pontos na carteira.
A medida, regulamentada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), é válida também para todo o país.
A Secretaria Municipal de Transporte da capital paulista disse que seguirá a norma.
Cerca de 800 vagas específicas para idosos em áreas de Zona Azul já foram criadas.
Para respeitar o percentual mínimo exigido por lei, de 5%, a prefeitura promete identificar outras 850 até o fim deste mês.
Como já ocorre com o selo de identificação para estacionamento reservado para pessoas com deficiência, o pedido deve ser feito ao DSV (Departamento de Operação do Sistema Viário), órgão responsável pelo trânsito da cidade.

Desconhecimento
Na cidade onde vive 1,5 milhão de idosos, o primeiro lote de 50 mil selos -são gratuitos- chega em duas semanas e deve causar tumulto, prevê atendentes do DSV.
Isso se houver alguma publicidade, pois nenhum dos 25 idosos entrevistados pela reportagem em pontos distintos da cidade tinha conhecimento da norma. Questionado, o aposentado Wallace de Goes, 69, fez até cara de espanto. "Nem sabia dessa [nova lei]."
Sem poder multar em estacionamentos particulares, como os de shopping e de supermercados, a CET diz que a medida do Contran "serve para uniformizar a sinalização e fiscalização do uso de vagas regulamentadas para idosos".
Quem tem mais de 60 anos também pode requerer o selo e utilizá-lo na situação de carona.



Texto Anterior: Mão na roda?
Próximo Texto: Compra de carro com isenção leva até 6 meses
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.