São Paulo, domingo, 24 de setembro de 2006

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Peças & acessórios

Roda com aro grande chega a prejudicar a segurança

Roberto Assunção/Folha Imagem
Instalação de roda de liga leve, que deve trazer dados técnicos


É preciso trocar pneu para manter a altura e a estabilidade do veículo

DA REDAÇÃO

O primeiro passo de quem quer personalizar o carro costuma ser trocar a roda. Mas é preciso tomar cuidado para não comprometer a segurança. A moda de usar aros grandes, de até 20 polegadas, por exemplo, exige que o pneu seja substituído para a altura ser mantida.
"É preciso deixar a beleza de lado e lembrar que a segurança é mais importante", diz Rubens Mathias, supervisor de vendas de reposição da Mangels. "Não há problema se não houver exagero. Por pagar caro, o motorista costuma ser mais cauteloso", analisa Álvaro Costa, professor de dinâmica veicular da USP (Universidade de São Paulo) de São Carlos.
Presentes nos carros mais caros, as rodas de alumínio -ou de liga leve- oferecem algumas vantagens em relação às de ferro, comuns nos veículos mais baratos e normalmente cobertas por calotas.
"Por serem mais leves, ajudam até a economizar combustível", diz Mathias. Porém, se ficarem mais altas que o estipulado pela fábrica, irão forçar o motor e o câmbio, além de poluírem mais. Os pneus podem ter duas medidas a mais ou uma a menos que o original.
Costa discorda, mas os lojistas dizem que elas são mais resistentes e que podem ser arrumadas. "Como fabricante, não recomendo, mas é possível sim. Para arrumar o ferro, é preciso esquentá-lo muito", explica Beto Monteiro, do departamento de marketing da Binno.
Para não ter de furar a ponta do eixo, o consumidor deve obedecer à quantidade de furos originais. Há outro detalhe: a Peugeot e a Ford, por exemplo, usam rodas com quatro furos, com uma distância entre eles de 108 mm. Isso não quer dizer, porém, que o dono de um Fiesta pode pôr a roda de alumínio de um 206 porque o "off set" (o centro da roda) é diferente.
A manutenção é simples: basta lavar com água e sabão neutro. É recomendado evitar os produtos abrasivos e os jatos de água muito fortes.

Estepe
O jogo de quatro rodas com aro 15 custa, em média, R$ 1.200. E não há problema se o motorista manter o estepe com a roda e o pneu originais. Ainda que faça o carro perder um pouco de estabilidade, circular com uma roda menor até o borracheiro mais próximo não compromete a segurança.
"É uma tendência o estepe ser cada vez menor, até para não roubar espaço", comenta o professor da USP.
A má notícia fica para quem se preocupa com o valor de revenda. "Ninguém paga mais porque o carro tem roda de liga leve", diz André Ribeiro, vendedor da RK Wheels & Tires. A saída, então, é guardar as originais, reinstalá-las e usar as de alumínio no novo carro. Desde que seja o mesmo modelo.
(JOSÉ AUGUSTO AMORIM)


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