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Peças & acessórios
Roda com aro grande chega a prejudicar a segurança
Roberto Assunção/Folha Imagem
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Instalação de roda de liga leve, que deve trazer dados técnicos |
É preciso trocar pneu para manter a altura e a estabilidade do veículo
DA REDAÇÃO
O primeiro passo de quem
quer personalizar o carro costuma ser trocar a roda. Mas é
preciso tomar cuidado para não
comprometer a segurança. A
moda de usar aros grandes, de
até 20 polegadas, por exemplo,
exige que o pneu seja substituído para a altura ser mantida.
"É preciso deixar a beleza de
lado e lembrar que a segurança
é mais importante", diz Rubens
Mathias, supervisor de vendas
de reposição da Mangels. "Não
há problema se não houver exagero. Por pagar caro, o motorista costuma ser mais cauteloso",
analisa Álvaro Costa, professor
de dinâmica veicular da USP
(Universidade de São Paulo) de
São Carlos.
Presentes nos carros mais
caros, as rodas de alumínio
-ou de liga leve- oferecem algumas vantagens em relação às
de ferro, comuns nos veículos
mais baratos e normalmente
cobertas por calotas.
"Por serem mais leves, ajudam até a economizar combustível", diz Mathias. Porém, se ficarem mais altas que o estipulado pela fábrica, irão forçar o
motor e o câmbio, além de poluírem mais. Os pneus podem
ter duas medidas a mais ou uma
a menos que o original.
Costa discorda, mas os lojistas dizem que elas são mais resistentes e que podem ser arrumadas. "Como fabricante, não
recomendo, mas é possível sim.
Para arrumar o ferro, é preciso
esquentá-lo muito", explica Beto Monteiro, do departamento
de marketing da Binno.
Para não ter de furar a ponta
do eixo, o consumidor deve
obedecer à quantidade de furos
originais. Há outro detalhe: a
Peugeot e a Ford, por exemplo,
usam rodas com quatro furos,
com uma distância entre eles
de 108 mm. Isso não quer dizer,
porém, que o dono de um Fiesta pode pôr a roda de alumínio
de um 206 porque o "off set" (o
centro da roda) é diferente.
A manutenção é simples:
basta lavar com água e sabão
neutro. É recomendado evitar
os produtos abrasivos e os jatos
de água muito fortes.
Estepe
O jogo de quatro rodas com
aro 15 custa, em média, R$
1.200. E não há problema se o
motorista manter o estepe com
a roda e o pneu originais. Ainda
que faça o carro perder um
pouco de estabilidade, circular
com uma roda menor até o borracheiro mais próximo não
compromete a segurança.
"É uma tendência o estepe
ser cada vez menor, até para
não roubar espaço", comenta o
professor da USP.
A má notícia fica para quem
se preocupa com o valor de revenda. "Ninguém paga mais
porque o carro tem roda de liga
leve", diz André Ribeiro, vendedor da RK Wheels & Tires. A
saída, então, é guardar as originais, reinstalá-las e usar as de
alumínio no novo carro. Desde
que seja o mesmo modelo.
(JOSÉ AUGUSTO AMORIM)
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