São Paulo, domingo, 24 de outubro de 2004

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SALÃO - EXCLUSIVO

Folha avalia, na Áustria, a estrela da Porsche no Anhembi

Mais potente, Boxster ganha esportividade

Divulgação
A dianteira se destaca por faróis redondos; no painel, o mais "aparecido' é o conta-giros, que sobe logo com a ajuda de um assoalho coberto para mais aerodinâmica


JOSÉ AUGUSTO AMORIM
ENVIADO ESPECIAL A PÖRTSCHACH (ÁUSTRIA)

A vida não parece ser muito justa. Os carros que mais atraem a atenção no Salão de São Paulo são justamente aqueles que se mantêm mais distantes do público. Já que é impossível chegar perto da segunda geração do Porsche Boxster, a Folha traz aqui sua avaliação. Na página 2, conheça outra estrela do Anhembi: o BMW 120i.
Lançado em 1996 e com 15 mil vendas acumuladas no planeta, o Boxster ganhou motores mais potentes, a relação de marchas foi encurtada, e o desenho tem semelhanças com o do Carrera GT -máquina de 612 cv (cavalos). No total, 80% do roadster (conversível de dois lugares) é novo.
"Mandamos o Boxster à academia para ficar mais musculoso", compara Wolfgang Dürheimer, diretor de pesquisa e desenvolvimento da marca. A mudança mais visível é na frente. O formato irregular dos faróis deu lugar a tradicionais círculos. A traseira tem detalhes mais angulosos.
O modelo de entrada da Porsche também ficou mais seguro. Ganhou o título de primeiro conversível a ter airbag de cortina, que protege a cabeça. A carroceria está 10% mais rígida. Opcionalmente, há freios cerâmicos, que oferecem respostas mais rápidas.
O interior mudou para proclamar sua independência em relação ao 911. No centro dos mostradores, fica o conta-giros. Para agradar ao mais exigente dos egos, no meio dele aparece, digitalmente, a velocidade. O espaço é quase o mesmo, mas os bancos estão mais baixos, e os pedais, mais para trás.

Esportividade
Basta apertar um botão para a suspensão ficar mais dura -e trepidar bastante, mesmo nas bem pavimentadas estradas austríacas. Esse recurso é parte do pacote Sport Chrono, que inclui, entre outros recursos, um relógio para cronometrar voltas em circuitos.
Tudo isso "esconde" o que o Boxster tem de melhor: seu motor. São duas opções. Se apenas "Boxster" estiver escrito na traseira, o motorista conta com 240 cv, 12 cv a mais que a versão anterior. O torque é de 27,6 kgfm.
Mas diversão mesmo tem-se a bordo do Boxster S. São 20 cv a mais que antes, atingindo 280 cv. E a brincadeira é melhor com o câmbio manual de seis velocidades. As trocas manuais do Tiptronic são no volante, e mudá-las em uma curva exige certa adaptação.
Segundo dados da Porsche, o S chega a 100 km/h em 5,5s, tempo que sobe para 6,3s com câmbio automático. A velocidade máxima é de 268 km/h caso o motorista prefira trocas as marchas.
E quem quiser conhecer dois concorrentes do Boxster pode visitar o estande da Nissan e o da Mercedes-Benz no Anhembi. No primeiro, os holofotes estão no 350Z Roadster. No segundo, há o novo SLK, com desenho inspirado no do superesportivo SLR McLaren -mais uma estrela do Salão de São Paulo que não gosta de muito contato com o público.

José Augusto Amorim viajou a convite da Porsche


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