São Paulo, domingo, 24 de outubro de 2004

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SALÃO - NOVIDADE

Manchete após capotamentos nos EUA, utilitário da Ford ganha novos airbags e cintos, mas controle de estabilidade não virá para cá

Mais seguro, Explorer retorna ao Brasil

LUCAS LITVAY
ENVIADO ESPECIAL A TATUÍ (SP)

O Ford Explorer está de volta ao país. Depois de dois anos sem dar as caras no Brasil, o utilitário esportivo chega com novo visual, motor V6 (seis cilindros em "V") no lugar de um V8 e três fileiras de bancos que permitem a sete passageiros viajar com conforto.
Importado dos EUA, o modelo vem com uma difícil missão: "roubar" as vendas do Mitsubishi Pajero. Porém, até o fim do ano, a Ford pretende importar somente 70 unidades. De acordo com a montadora, esse número pode ser aumentado, dependendo da receptividade do público, especialmente no Salão de São Paulo, onde o carro figura como a única novidade à venda da marca.
Apesar de o segmento comercializar apenas 6.500 jipões ao ano, a concorrência é grande. O Explorer chega por R$ 204.885, mesmo valor do seu principal concorrente, o Pajero Full. Outro rival é o Jeep Grand Cherokee, de R$ 209.891.
O Explorer ficou mais largo e ganhou linhas mais arredondadas na parte dianteira. Outra novidade é que a distância dos pedais pode ser ajustada eletronicamente.
Vendido somente na versão topo de linha, o carro vem com alguns dispositivos pouco úteis ou incomuns no Brasil, como aquecimento dos bancos e alavanca de câmbio no volante. Por outro lado, conta com bom acabamento, detalhes de madeira, teto solar e luz no retrovisor externo, que ilumina a região ao redor das portas.
A Ford decidiu não trazer a versão V8. Segundo a fábrica, esse motor não estaria preparado para receber a gasolina brasileira. O V6 conta com 213 cavalos e 34 kgfm -uma potência um tanto quanto fraca para a realidade brasileira, já que quase todos serão blindados.

Segurança
O Explorer ganhou notoriedade por ter sido protagonista de muitos capotamentos nos EUA, mas a empresa acredita que, por nenhum ter ocorrido no Brasil, a imagem do utilitário não tenha sido arranhada. "Os problemas de capotamento do passado não atingiram o mercado brasileiro", afirma Eduardo Chocron, executivo de carros de luxo da Ford.
De qualquer forma, o Explorer passa a ter equipamentos de segurança, como airbags laterais que permanecem inflados por 6s e cintos de segurança pré-tensionados. No entanto o controle de estabilidade não estará disponível para os consumidores brasileiros.


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