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Mais jovem, Camry chega ao Brasil
6ª geração do Toyota tem 284 cv; preço supera o de rivais em até R$ 38,4 mil
DA REPORTAGEM LOCAL
Parece que a "era dos sedãs"
será mesmo duradoura. Depois
da série de lançamentos no segmento dos médios, o Toyota
Camry chega para agitar o mercado dos grandes e brigar com o
Chevrolet Omega, o Citröen
C5, o Honda Accord, o Peugeot
407 e o Volkswagen Passat.
Mais potente que os concorrentes, o japonês também é o
mais caro: são R$ 163.072 pelo
prazer de acelerar o motor V6
(seis cilindros em "V") de 284
cv (cavalos) e 35,3 kgfm de torque (força). O rival mais barato
é o Passat 2.0, de R$ 124.659, e o
que mais se aproxima do novo
modelo é o 407 (R$ 155 mil).
Nas concessionárias consultadas pela Folha, no entanto, o
preço de tabela sobe para
R$ 170 mil, e nem todas têm o
carro para pronta entrega. A
média de espera é de 30 dias.
Carro mais vendido nos EUA
desde 2002, o Camry é bem
equipado. De série, há teto solar, rodas de 16 polegadas, controlador de velocidade, faróis
de xenônio com limpadores,
toca-CDs e MP3 e câmbio automático de seis marchas com
trocas manuais. Os bancos traseiros reclinam oito graus.
Para auxiliar na segurança, a
única versão do Camry traz
freios com ABS (antitravamento), EBD (distribuição da força
de frenagem) e BA (assistência
à frenagem de emergência),
além de VSC (controle de estabilidade) e TRC (tração).
"Muscle car"
Como muitos consumidores
achavam a versão anterior conservadora, a montadora quis
dar um aspecto mais "musculoso" ao sedã, o que não significa
uma mudança de público. "O
preço restringe um pouco. Não
queremos buscar um público
mais jovem, mas que o comprador se sinta mais jovem no carro", diz Paulo Manzano, 36, gerente de produto da Toyota.
Se a idéia de espírito jovial se
traduzir em velocidade, as notícias são boas: para chegar a 100
km/h, os testes da Toyota
apontam 7,4s, e o velocímetro
pode atingir 230 km/h.
(GERSON CAMPOS)
O carro foi cedido para avaliação
pela montadora
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