São Paulo, domingo, 25 de agosto de 2002

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COMPARATIVO

Com o mesmo nível de equipamentos, versão com oito válvulas fica mais cara que a com 16, que anda mais

Vale a pena pagar mais pela Meriva 16V

Eduardo Knapp/Folha Imagem
Externamente, a Meriva 16V (prata) e a 8V só diferem pela inscrição na tampa do porta-malas; as semelhanças continuam no interior, mas o compartimento do motor 16V é mais "arrumado", enquanto no 8V tudo é aparente


JOSÉ AUGUSTO AMORIM
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Oito válvulas por R$ 3.680. Essa é a diferença de preço entre a recém-lançada Chevrolet Meriva 1.8 oito válvulas e a versão 16V. E é exatamente aí que está a dúvida do consumidor: vale a pena gastar mais?
Apesar de terem a mesma cilindrada, os motores apresentam algumas diferenças. A opção mais simples tem 102 cv (cavalos) de potência e 16,8 kgfm de torque (força). Na topo de linha, os valores sobem para 122 cv e 17,3 kgfm.
É claro que 20 cv a mais fazem diferença. No entanto a 16V é 95 kg mais pesada, o que impede uma diferença maior. Partindo da imobilidade até 100 km/h, a diferença é de 1,69 segundo -11,99s contra 13,68s.
Mais comum na cidade, a aceleração até os 60 km/h é bem parecida: são 4,99s e 5,39s. Aliás, no meio urbano a 8V exige mais trocas de marcha no trânsito.
Na retomada de velocidade, nova vantagem da versão mais potente. Vai de 40 a 80 km/h em 8,32s, e a 8V, em 8,81s. Na estrada, a 16V passa dos 100 aos 140 km/h em 21,84s, enquanto a 8V faz a prova em 28,12s, 6,28s a mais.
A diferença nos freios -na traseira, a 16V usa sistema a disco, e a 8V, a tambor- fica clara na pista. A 16V perde no teste de frenagem quando está a 40 km/h. Precisa de 13,6 m, ante 12,9 m da outra versão. Com a velocidade de 60 km/h, a situação se inverte: são necessários 42,4 m e 43,8 m.
A opção mais cara também é mais barulhenta. Registra 77 dBA a 100 km/h, enquanto a marca da 8V fica nos 70 dBA.

Opcionais
É na lista de equipamentos que a 16V mostra sua vantagem. Equipar a versão de entrada com itens de série na "irmã" a deixa mais cara. Preparação para som, alarme, banco do motorista com regulagem de altura, vidros e travas elétricos fazem a Meriva 8V custar R$ 32.110, R$ 220 mais que a 16V.
Também há diferença nos valores do kit que inclui o FlexSpace, sistema que permite diversas configurações para os bancos traseiros. A vantagem continua sendo da 16V: R$ 5.900 contra R$ 7.400.
Se rádio com toca-CDs -com capacidade para seis discos na versão topo de linha- for incluído na lista, os preços vão para R$ 9.100 (na versão mais simples) e R$ 8.200 (na 16V). Explica-se: alguns itens de série na 16V fazem parte do pacote para a outra.
Mesmo assim, a expectativa da General Motors é que a 8V responda por 80% das vendas.


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