São Paulo, domingo, 25 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MONOVOLUME

Com visual mais esportivo e mais equipado, a nova versão da Mercedes-Benz faz de 0 a 100 km/h em 8,99s

Avantgarde é aposta para vender Classe A

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Lançada em junho, juntamente com a linha 2003 do Classe A, a versão esportiva Avantgarde é mais uma tentativa da Mercedes-Benz para emplacar as vendas do modelo no país. Submetido ao teste Folha-Mauá, o monovolume, equipado com motor 1.9 de 125 cv (cavalos) e torque (força) de 18,4 kgfm, mostrou qualidades nos quesitos desempenho e conforto.
O carro acelerou de 0 a 100 km/h em 8,99 segundos. Com esse resultado ele deixa para trás dois concorrentes do segmento de monovolumes e a sua versão com transmissão semi-automática (sem pedal da embreagem).
Maiores e mais pesados, o Renault Scénic e o Chevrolet Zafira precisaram, respectivamente, de 12,02s e 14,37s. Já o Classe A com câmbio semi-automático foi um pouco mais lento, 9,08s.
Na retomada de 80 a 140 km/h, o resultado foi ainda melhor. O Classe A com design esportivo cumpriu a prova em 13,84s, enquanto o Scénic fez em 16,06s, o Zafira, em 21,82s, e o A 190 semi-automático, em 14,32s.
Para uma freada total a 60 km/h, a Avantgarde usou 21,4 metros. Índice melhor que os obtidos por Scénic (23,7 m) e Zafira (26,1 m). Aqui uma curiosidade: o resultado do Classe A semi-automático foi pior que o do Scénic, 23,8 m.

Toque esportivo
A tecnologia é o ponto forte da montadora alemã. Entre as inovações do Classe A 2003 está o limitador de velocidade. Sua alavanca fica à esquerda do volante e permite manter uma velocidade constante a partir dos 30 km/h.
A maior diferença para o controlador, que também equipa o Avantgarde, é que no limitador a velocidade pode ser aumentada ou reduzida de 1 km/h em 1 km/h ou de 10 km/h em 10 km/h.
Todo Classe A Avantgarde sai de fábrica com volante e banco do motorista com regulagem de altura, airbag (bolsa de ar que infla em batidas) duplo, ESP (programa eletrônico de estabilidade), ASR (controle de tração), freios ABS (antitravamento) e BAS (sistema auxiliar de frenagem).
O toque esportivo fica por conta do pára-brisa dégradé, luzes de indicação de direção e de ré fumê, grade frontal na mesma cor do carro e ponteira de escape cromada. O painel de instrumentos recebeu fundo branco, e há novo revestimento para os bancos.
Segundo a fábrica, o comprador da nova versão é o motorista que gosta de comandar as rotações do motor. Por isso o Avantgarde está disponível apenas com câmbio mecânico de cinco velocidades. (ALADIM LOPES GONÇALVES)


Texto Anterior: Lançamento: Volks apresenta a primeira série especial do Golf
Próximo Texto: Ficha técnica: Mercedes-Benz Classe A Avantgarde
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.