São Paulo, domingo, 25 de setembro de 2011

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sonho de
GRANDEZA


Com o compacto March, Nissan ambiciona ser a maior marca japonesa no Brasil

EDUARDO SODRÉ
ENVIADO ESPECIAL A SAN DIEGO (EUA)

Os alvos estão definidos: Volkswagen Gol e Fiat Uno. O preço inicial, R$ 27.790, é para brigar com os campeões de venda. Com o March, a Nissan dá seu passo mais importante no Brasil e quer provar ao grande público que tem mais a oferecer do que a gaiatice de suas propagandas.
O primeiro contato com o carro se deu sob o sol da Califórnia. O Nissan fabricado no México cruzou a fronteira vestido de Brasil.
Seu motor 1.0 16V, o mesmo que equipa diversos modelos da Renault, "bebe" etanol ou gasolina e oferece até 74 cv de potência.
Há também versões 1.6 16V "flex" (bem equipadas e a partir de R$ 35.890), mas que não estavam disponíveis para a avaliação.
No test-drive, diluído entre gigantes de motor V8 como Toyota Sequoia e Chevrolet Suburban, o pequeno Nissan seguia impávido. Mas não é um colosso.
O March faz força para subir na vida, como as ladeiras de San Diego puderam comprovar. Os aclives exigiram trabalho do câmbio de relações curtas.
O desempenho é digno, mas não espere ter a impressão de estar dirigindo um carro de motor maior. É 1.0 e ponto final.

ESTRATÉGIA OUSADA
A coluna de direção tem regulagem de altura com ótima amplitude, e o assento do motorista também pode subir ou descer. É mais fácil achar uma boa posição para guiar no March do que na Livina, a minivan da marca.
Há uma certa despretensão em toda parte. Acabamentos simples, plásticos pretos, tecidos no mesmo tom.
O March, porém, traz em seu DNA a construção global, burilada nas gerações passadas e com passaporte carimbado na Europa e no Japão. Boas credenciais para quem pretende voar alto.
O desenho é agradável, mas sem ousadia. Contudo, a agressividade que falta ao estilo sobra na estratégia. E nas ambições da marca japonesa, que sonha ser a maior entre seus conterrâneos no Brasil até o fim de 2012.
"O primeiro passo foi colocar ordem na casa. Em breve, seremos a marca japonesa número um no Brasil", afirma Christian Meunier, presidente da Nissan do Brasil.
A versão de entrada do March traz airbag duplo e computador de bordo. Com ar-condicionado e direção elétrica, o preço sobe para R$ 31.990.
Acrescente vidros, travas e retrovisores com acionamento elétrico e o valor do modelo 1.0 chega a R$ 33.390. Na versão 1.6 (111 cv), todos esses itens são de série.

SEDÃ A CAMINHO
O topo da linha é o March 1.6 SV (R$ 39.990), que vem com rodas de liga leve aro 15, som e adereços para deixar o visual "esportivo".
E o March não chega sozinho. Em novembro, o sedã Versa 1.6 estará nas revendas da Nissan, oferecendo espaço interno de carro médio a preço de compacto.
A versão de entrada do Versa custará cerca de R$ 36 mil.
As esperanças do fabricante são bem maiores que seus novos carros. Afinal, imigrantes mexicanos de família japonesa tem sido bem recebidos no Brasil.

O jornalista viajou a convite da Nissan, que cedeu o March para avaliação


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