|
Próximo Texto | Índice
COMPARATIVO
Fiat oferece motor mais potente e bons equipamentos de série
Mais bem equipado, Stilo deve desempenho ao Astra
FREE-LANCE PARA A FOLHA
A redução do IPI (Imposto sobre
Produtos Industrializados) provocou uma queda de
8,7% na venda de
veículos com motor 1.0 no ano
passado, beneficiando a categoria
dos médios. E Chevrolet Astra e
Fiat Stilo chegaram para incrementar ainda mais o segmento.
O primeiro foi remodelado pela
divisão brasileira da General Motors, enquanto o segundo passou
a ser fabricado em Betim (MG)
um ano depois de ser lançado na
Europa. A Fiat ainda apostou numa série de inovações, como oito
airbags e personalização de 14
funções do veículo.
O Astra conta com duas opções
de motorização; o Stilo, com três.
A Folha e o IMT (Instituto Mauá
de Tecnologia) testaram o Astra
2.0 8V, que tem 116 cv (cavalos) e
17,3 kgfm de torque (força), e o
Stilo 1.8 16V, de 122 cv e 17,4 kgfm.
Apesar da aparente vantagem, o
Stilo acelera menos. Para chegar
aos 100 km/h precisa de 11,56s, enquanto o Astra requer 11,05s. Na
disputa das melhores retomadas,
também fica devendo.
Consumo
Com média de 14,8 km/l, o Chevrolet leva vantagem no consumo
rodoviário. Já o Fiat é mais econômico na cidade (9 km/l).
Se comparados os preços dos
dois modelos básicos, há uma diferença de R$ 6.162: o Astra custa
R$ 33.953, e o Stilo, R$ 40.115.
Mas, se o motorista quiser o veículo da Chevrolet com toca-CDs
(equipamento de série no Stilo),
vai pagar R$ 43.632.
A General Motors optou por
vender os opcionais em pacotes
-com exceção de rodas de alumínio-, o que eleva tanto o preço do carro. Nesse caso, o toca-CDs vem com controle de rádio
no volante, duplo airbag, computador de bordo, ar-condicionado
e regulagem de altura do banco
do motorista (os três últimos são
de série no concorrente).
O Astra se destaca por oferecer
câmbio automático como opcional. Ele faz parte de um pacote de
R$ 8.458 que inclui controlador
de velocidade, faróis de neblina e
retrovisores eletrocrômicos. O
carro da Chevrolet pode ser encontrado na versão duas portas, o
que não ocorre com o da Fiat.
Mesmo com boa lista de equipamentos de série, que conta com
porta-luvas refrigerado e chave
que abre como canivete, os diferenciais do Stilo também saem caros. O Sky Window, teto solar que
abre cinco lâminas separadamente, sai por R$ 4.300.
Outro bom opcional é o NGI
(Next Generation Interior), que
permite várias configurações dos
bancos traseiros e traz uma mesinha como as de aviões atrás do
banco do passageiro -custa
R$ 978. (JOSÉ AUGUSTO AMORIM)
Próximo Texto: 2003 promete boas novidades entre os médios Índice
|