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São Paulo, domingo, 26 de janeiro de 2003

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COMPARATIVO

Fiat oferece motor mais potente e bons equipamentos de série

Mais bem equipado, Stilo deve desempenho ao Astra

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) provocou uma queda de 8,7% na venda de veículos com motor 1.0 no ano passado, beneficiando a categoria dos médios. E Chevrolet Astra e Fiat Stilo chegaram para incrementar ainda mais o segmento.
O primeiro foi remodelado pela divisão brasileira da General Motors, enquanto o segundo passou a ser fabricado em Betim (MG) um ano depois de ser lançado na Europa. A Fiat ainda apostou numa série de inovações, como oito airbags e personalização de 14 funções do veículo.
O Astra conta com duas opções de motorização; o Stilo, com três. A Folha e o IMT (Instituto Mauá de Tecnologia) testaram o Astra 2.0 8V, que tem 116 cv (cavalos) e 17,3 kgfm de torque (força), e o Stilo 1.8 16V, de 122 cv e 17,4 kgfm.
Apesar da aparente vantagem, o Stilo acelera menos. Para chegar aos 100 km/h precisa de 11,56s, enquanto o Astra requer 11,05s. Na disputa das melhores retomadas, também fica devendo.

Consumo
Com média de 14,8 km/l, o Chevrolet leva vantagem no consumo rodoviário. Já o Fiat é mais econômico na cidade (9 km/l).
Se comparados os preços dos dois modelos básicos, há uma diferença de R$ 6.162: o Astra custa R$ 33.953, e o Stilo, R$ 40.115. Mas, se o motorista quiser o veículo da Chevrolet com toca-CDs (equipamento de série no Stilo), vai pagar R$ 43.632.
A General Motors optou por vender os opcionais em pacotes -com exceção de rodas de alumínio-, o que eleva tanto o preço do carro. Nesse caso, o toca-CDs vem com controle de rádio no volante, duplo airbag, computador de bordo, ar-condicionado e regulagem de altura do banco do motorista (os três últimos são de série no concorrente).
O Astra se destaca por oferecer câmbio automático como opcional. Ele faz parte de um pacote de R$ 8.458 que inclui controlador de velocidade, faróis de neblina e retrovisores eletrocrômicos. O carro da Chevrolet pode ser encontrado na versão duas portas, o que não ocorre com o da Fiat.
Mesmo com boa lista de equipamentos de série, que conta com porta-luvas refrigerado e chave que abre como canivete, os diferenciais do Stilo também saem caros. O Sky Window, teto solar que abre cinco lâminas separadamente, sai por R$ 4.300.
Outro bom opcional é o NGI (Next Generation Interior), que permite várias configurações dos bancos traseiros e traz uma mesinha como as de aviões atrás do banco do passageiro -custa R$ 978. (JOSÉ AUGUSTO AMORIM)


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