São Paulo, domingo, 27 de janeiro de 2008

Próximo Texto | Índice

O ano da virada

Estudo da Folha revela que Palio poderá desbancar Gol após 21 anos de liderança no país

MARLENE PERET
ROSANGELA DE MOURA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Campeão de vendas há 21 anos, o Volkswagen Gol perderá a liderança para o Fiat Palio neste ano, se mantidos os índices médios de venda dos últimos dois anos e a estratégia de mercado das montadoras.
É o que aponta o estudo feito pela Folha com dados nacionais da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
Procurada, a Anfavea não comentou a possível troca de posições, mas explica que o resultado das projeções varia porque os números de emplacamentos divulgados pela Fenabrave são diferentes.
Apesar de ambas usarem o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), emitido pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), diferem na metodologia de classificação dos modelos.
No estudo sobre os números da Fenabrave, a vantagem do Gol sobre o Palio caiu de 60% em 2002 para apenas 16% em 2006 e 10% no ano passado.
Em uma análise pessimista, as previsões sobre os números da Fenabrave serão de 255 mil Palio e 253 mil Gol -índice médio de venda do biênio 2006/2007 aplicado sobre a média no mesmo período. Com os números da Anfavea, serão vendidos 3.000 Palio a mais.
Já em um panorama otimista, o estudo prevê que serão vendidos 294 mil Palio contra 284 mil Gol -índice médio de venda do biênio 2006/2007 aplicado sobre o total de vendas de cada modelo realizadas em 2007. Com os números da Anfavea, serão 295 mil Palio ante 286 mil Gol.
"As projeções estão corretas", afirma Sérgio Reze, presidente da Fenabrave, que prevê um crescimento do mercado de 19% para este ano. Para a Anfavea, o aumento será de 17,5%.
Para Dario Gaspar, consultor da AT Kearney, "se a VW lançar o novo Gol até dezembro, deverá manter a liderança".


Próximo Texto: Outro lado: Para Volks, Gol será líder em 2008 e 2009
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.