São Paulo, domingo, 27 de setembro de 2009

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Mudança de hábito

Manter um carro novo custa cerca de R$ 1.500 por mês e há quem viva melhor sem um deles à disposição

Leticia Moreira/Folha Imagem
Após trocar o carro pelo táxi, Elizabeth Parmegiani calcula que gastos diminuíram

FELIPE NÓBREGA
DA REPORTAGEM LOCAL

Cerca de 800 carros novos são emplacados diariamente em São Paulo, cidade onde motoristas passam, em média, duas horas e 43 minutos no trânsito -a maior parte do tempo em congestionamentos-, aponta pesquisa Ibope.
Tudo isso, somado às despesas relacionadas à manutenção de um automóvel, está levando alguns paulistanos a se desfazerem do carro para apostar em outros meios de transporte.
Quem já aderiu à prática aprova a melhora na qualidade de vida e a economia de tempo e, principalmente, de dinheiro.
O publicitário Maurício Austregésilo de Ataíde, 39, decidiu vender o carro depois que mudou para uma casa perto da estação de metrô Vila Madalena.
"Descobri que, percorrendo um trecho a pé e outro de metrô, chego ao trabalho [no Jardim São Paulo, zona norte] na metade do tempo que levo de carro", diz. Uma vez por mês, ele aluga um veículo para viajar com a mulher para um sítio em Sorocaba (a 100 km de SP).
Segundo o economista Ofir Viana Filho, consultor de finanças, um carro de R$ 30 mil custa ao seu dono aproximadamente R$ 1.500 por mês. "É o valor gasto com prestação, seguro, taxas, combustível e manutenção, além da depreciação do bem", calcula.
Essa foi a matemática usada por Elizabeth Parmegiani, 58, quando resolveu vender, há quatro anos, o segundo automóvel da família.
"Depois que meus filhos cresceram, passei a usar pouco o carro. Só o que pagaria de estacionamento na faculdade e no condomínio já seria suficiente para cobrir o meu gasto mensal com táxi, que uso para me deslocar 4 km entre esses dois pontos", avalia.

Dependência
De acordo com especialistas, a dependência dos motoristas em relação ao automóvel é o maior empecilho para a mudança de hábitos.
"Além do mais, o transporte público se mostra um tanto precário, e o serviço de táxi para longas distâncias ainda é caro [R$ 2,10 por km]", aponta Jaime Waisman, professor de engenharia de transportes da Universidade de São Paulo.
O carro só deixou de ser essencial na vida da empresária Maíra Cammarano, 24, quando ela conseguiu concentrar seus afazeres nas proximidades de sua casa. "Até a escola do meu filho fica perto, e prefiro farmácias e supermercados com serviço de entrega", explica.
Outra dica para amenizar a dependência é alugar veículos por hora. Rodar com um VW Fox 1.0, por exemplo, custa de R$ 22 (para associados) a R$ 32 por hora na ZazCar (www.zazcar.com.br), que oferece o serviço desde julho.
Combustível e seguro estão incluídos, e a empresa tem quatro lojas nos arredores das estações da linha verde do metrô.
Já para quem deseja trocar o automóvel pelo transporte público, a prefeitura, por meio do site www.sptrans.com.br e do telefone 156, informa itinerários de ônibus, trem e metrô a partir dos pontos de origem e de destino do interessado.


Folha Online
Assista ao vídeo que compara mesmo trajeto feito de metrô e de carro

www.folha.com.br/092687


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