São Paulo, domingo, 27 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jipe é da "família" do Fiat 147

da Reportagem Local

O Niva é um carro que parece velho conhecido do brasileiro. O motivo para isso é seu elevado grau de parentesco com um modelo nacional fora de linha, o Fiat 147.
A Lada iniciou suas atividades em instalações compradas da montadora italiana, fabricando o Fiat 124 sob licença, que viria a ser o Laika, carro que veio para o Brasil, mas não é mais importado devido ao sistema de cotas.
A parceria deu tão certo que a Lada decidiu fabricar outro modelo, dessa vez projetado por ela, o Niva.
Ele até pode ter sido projetado pela Lada, mas foi livremente inspirado no Fiat 127, o mesmo modelo que deu origem ao 147.
As semelhanças são impressionantes. E começam quando se abre a porta do Niva: a chave não é parecida, é idêntica. Se tiverem o mesmo segredo, a do jipe abre a porta de um Fiat.
Os revestimentos das portas e as maçanetas internas são do mesmo tipo dos que equipam o 147.
Dentro do carro, é a mesma coisa. O painel, os quebra-ventos, tudo lembra o 147. Mas a certeza vem quando se abre o capô.
Nos dois carros, ele tem o mesmo formato, abre para o mesmo lado (em direção à frente) e é apoiado por um mesmo tipo de alavanca, que se aciona automaticamente quando ele é levantado.
O estepe está na mesma posição, apesar de ser bem mais largo. O macaco, apesar de ser muito maior que o de um Fiat, cabe no mesmo espaço, do lado direito do capô do carro. (GHR)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.