São Paulo, domingo, 28 de fevereiro de 2010

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Cartas

Ford barulhento
"Em junho de 2009, comprei um Fiesta Sedan na Frei Caneca e, logo após os primeiros quilômetros rodados, o carro começou a apresentar barulhos estranhos no motor. Apesar de o veículo ter passado por repetidos reparos na oficina, o rangido sempre volta. Cansei. Não vou mais comprar automóvel da Ford."
Luciana da Silva Ferreira (São Paulo, SP)

Resposta da Ford - "O caso está sendo estudado com a Frei Caneca para que seja encontrada uma solução."

Réplica da leitora - "Soube que se trata de um defeito de fabricação, por isso acredito que a montadora oriente seus concessionários para que ocultem o problema e não estimulem um possível recall."

Sandero sem remédio
"Comprei um Sandero em junho de 2009. Seis meses depois, levei o carro à Armando para a revisão dos 10 mil quilômetros, quando aproveitei para reclamar de um ruído que vinha da parte frontal do veículo. Segundo análise da concessionária, o defeito estava na bomba injetora. No entanto, não fizeram o reparo, alegando que a garantia só cobriria o conserto caso o equipamento pifasse complemente. Agora eu dirijo um veículo que corre o risco de quebrar a qualquer momento porque não podem antecipar a troca."
Helena Ferrante (Santo André, SP)

Resposta da Renault - "Entramos em contato com a cliente para que ela levasse o automóvel à concessionária para uma nova verificação. Por estar temporariamente ocupada, prometeu que nos avisará quando puder."

Pajero sem garantia
"Tenho um Pajero Sport 2008 com todas as revisões feitas, seja na Megamith ou na Cardinal, onde foi feita a última checagem. Ao sair de lá, em novembro, no entanto, o jipe passou a apresentar problemas no sistema de alimentação de combustível.
Dias depois, fui informado de que se tratava de defeito no módulo eletrônico, peça que, por não ser coberta pela garantia, custa R$ 1.500. Mas, mesmo após a troca, o carro continua engasgando."

Kleber Jorge Alves dos Santos (Guarulhos, SP)

Resposta da Mitsubishi - "Por nossa solicitação, a concessionária apresentou uma condição especial para atender o cliente, que a aceitou. Ele já se encontra com o seu veículo devidamente reparado."

Revisão cara do Fox
"Em dezembro, levei o meu Fox 2007 com 17 mil quilômetros para uma revisão na concessionária, mas tomei um susto ao receber o orçamento de R$ 1.800. Fico imaginando quanto pagarei pela de 50 mil quilômetros."
Flávia Bezerra (São Paulo, SP)

Resposta da Volkswagen - "Estamos fazendo uma apuração do caso junto ao concessionário e, nesse sentido, tomaremos as medidas necessárias. A cliente já foi esclarecida com relação ao plano de manutenção."

Sem BMW reserva
"Tenho um 320i, adquirido em junho de 2008, na concessionária Osten. Há três meses, acendeu uma luz amarela no painel do carro, indicando avaria no motor. Deixei o carro na oficina, onde foram realizadas todas as revisões determinadas. Passados três meses, a luz voltou a acender, só que, dessa vez, o reparo levará de 20 a 25 dias, período necessário para abrirem o motor, fazerem a troca das peças e depois realizarem testes com o veículo. No entanto, não tenho direito a um carro reserva."
Giancarlo Barella (São Paulo, SP)

Resposta da BMW - "Após os procedimentos técnicos, foi constatada a necessidade da troca de alguns componentes do sistema de injeção eletrônica, sendo indispensável a sua importação. O veículo foi submetido a testes, e os serviços finalizados em 10 de fevereiro."

C4 sem peça
"Meu C4 sofreu um acidente e, há dois meses, foi levado à concessionária Le Mans para ser reparado. No entanto, o automóvel permanece lá até hoje porque a oficina alega que a Citroën não entrega a tampa do porta-malas, peça que falta para terminarem o serviço."
Gabriela Stangenhaus (Campinas, SP)

Resposta da Citroën - "Conforme informações da concessionária envolvida, foi realizado o reparo pertinente, e o veículo, entregue em condições de uso."


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