São Paulo, domingo, 28 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Venda de carros de luxo dobra no primeiro bimestre deste ano

Emplacamentos no país crescem em relação ao mesmo período de 2009

RICARDO RIBEIRO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Empresários com mais de 40 anos que têm três carros na garagem. Esse é o perfil dos compradores de carros de luxo, segmento que cresce no Brasil.
Segundo a Abeiva (associação de importadoras), no primeiro bimestre deste ano foram vendidos 269 carros que custam acima de R$ 400 mil - o dobro do registrado no mesmo período de 2009.
"É um consumidor que compra o carro por emoção, para usar pouco e exclusivamente para o lazer", afirma Hideke Oshiro, diretor-executivo da importadora Platinuss, que vendeu há duas semanas o esportivo Zonda F, da Pagani.
O carro estava na vitrine há dois anos por R$ 4 milhões e foi comprado por um empresário de São Paulo que exigiu ter o nome mantido em sigilo.
"Isso é comum, e as lojas cumprem a vontade do proprietário. É como quem ganha na loteria e não quer se expor."
O valor também não foi confirmado, mas, segundo a loja, foi próximo do preço sugerido.
Fabricado na Itália, o Zonda F vem de uma linha exclusiva de carros de luxo, que produz no máximo 25 unidades por ano. Seu motor é um AMG 7.3 V12 de 659 cv, que, segundo a marca, leva o carro de 0 a 100 km/h em 3,5s.
A Platinuss importará outro Pagani, o Zonda R, para o Salão de São Paulo, em outubro. Com 91 cv a mais e carroceria de alumínio, é 0,3s mais rápido.
Antes, em julho, trará o Koenigsegg CCXR, em versão exclusiva "flex" por R$ 6 milhões.
O esportivo da marca sueca apareceu no Salão de Genebra, neste mês. O motor 4.8 V8 entrega 1.100 cv para levar o bólido a 100 km/h em apenas 2,9s, com máxima de 415 km/h, de acordo com a fabricante.

Crescimento
A loja também vendeu o Spyker C8 (R$ 1,25 milhão) testado pela Folha no ano passado. Outra versão do esportivo holandês chegará até julho.
"Há uma demanda reprimida no mercado brasileiro. Com a entrada de mais marcas, a tendência é de crescimento, pois as pessoas ficam mais à vontade", avalia Oshiro.
Tradicionais marcas de luxo inglesas -como a Aston Martin e, mais recentemente, a Bentley- abriram lojas em São Paulo. O grupo Via Itália, que representa as italianas Ferrari, Maserati e Lamborghini, espera alta de 25% nas vendas.
Em 2009 foram vendidas 21 Ferrari, com preço médio de R$ 2 milhões. Já a Porsche prepara quatro lançamentos, entre eles o Boxster Spyder e a segunda geração do Cayenne S, no fim do ano.
"Fechamos 2009 com 533 unidades vendidas, colocando o Brasil como maior importador de Porsche da América Latina. Com novos produtos, esperamos crescer 15% neste ano", diz Marcel Visconde, presidente da Stuttgart Sportcar, importadora oficial da marca.



35
Porsche Panamera foram vendidos em janeiro e fevereiro deste ano; modelo varia de R$ 549 mil (S) a R$ 749 mil (Turbo)

30
emplacamentos por mês é a média do utilitário esportivo Porsche Cayenne, o mais vendido entre os modelos acima de R$ 400 mil das associadas da Abeiva


Texto Anterior: Espelho meu...: R8 V10 é arisco como Lamborghini Gallardo
Próximo Texto: Perua Jetta chegou, mas sedã, só em 2011
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.