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GARANTIA ESTENDIDA
Na Renault, só 5% optam por serviço; na GM, número dos que prorrogam prazo cai para 2%
Poucos compradores usam proteção
ROSANGELA DE MOURA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
O vendedor perguntou se você quer prorrogar a garantia do
veículo por mais um ano? Pode
ser que, no seu caso, isso se revele um bom negócio, mas saiba que poucos compradores
optam por esse serviço.
Gunnar Murillo, diretor comercial do Banco GM, calcula
que, dos 30 mil carros vendidos
por mês pela GM, cerca de 600
(2%) adquirem o seguro. De todos que aderem ao benefício,
no entanto, só de 10% a 15%
realmente chegam a utilizá-lo.
Paulo César Russo, superintendente comercial da Indiana
Seguros, responsável pelos
contratos da Renault, diz que
só 5% dos que compram carros
da montadora prorrogam a garantia. Nas outras montadoras,
as médias são semelhantes.
Desde o ano passado, o nome
do serviço mudou. Com uma
resolução do Conselho Nacional de Seguros Privados, a garantia estendida passou a se
chamar seguro proteção mecânica e deixou de ser oferecida
pelas montadoras. Agora as seguradoras são as responsáveis.
Na prática, nem todos os
itens cobertos pela garantia de
fábrica estão incluídos na apólice do seguro. Pintura e ferrugem no primeiro ano, por
exemplo, podem estar cobertos
pela fábrica e não pelo seguro.
Empresas de seguro terceirizadas pelas montadoras oferecem garantia estendida para
mais de 100 mil quilômetros. O
preço desse tipo de apólice é
definido pelo modelo e pela
quilometragem rodada. Em geral, a contratação pode ser feita
até o 11º mês da compra do carro, e sua vigência começa assim
que acaba a garantia de fábrica.
Dois tipos
O mercado oferece, em geral,
dois tipos desse seguro: o amplo, que inclui as coberturas
previstas de fábrica (itens eletromecânicos), mas não engloba peças de desgaste natural
nem itens das revisões periódicas; e o básico, que só cobre defeitos no motor e no câmbio.
Na GM, por exemplo, o seguro do Celta custa R$ 301 (básico) e R$ 510 (amplo). O do Corsa, R$ 334 (básico) e R$ 592
(amplo), e o do Vectra, R$ 592
(básico) e R$ 1.141 (amplo).
O preço depende de quando o
seguro é adquirido. Para prorrogar a garantia de um Renault
Clio, o cliente paga R$ 490 até
seis meses da compra e R$ 590
nos demais meses até um ano.
Marcelo Li, dono da oficina
Câmbio Itaim, não recomenda
o seguro para câmbio porque
90% das ocorrências que atende são de veículos com mais de
cinco anos de uso, quando não
há mais cobertura. "Os outros
10% são defeitos de fábrica que
devem ser consertados pela
própria montadora."
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