|
Próximo Texto | Índice
Só faltam falar
Kim Kyung-Hoon/Reuters
![](../images/v2810200701.jpg) |
|
'BRINQUEDINHO' Tão leve e pequena, a Yamaha Bobby pode ser dobrada e levada para dentro do escritório; com um motor elétrico, não faz fumaça nem polui e ainda pode ser ligada a um celular da Sony
40º Salão de Tóquio apresenta carros que até mudam de cor com o humor do motorista
JOSÉ AUGUSTO AMORIM
ENVIADO ESPECIAL A MAKUHARI
Quem entrar no Makuhari
Messe até o dia 11 de novembro
irá se sentir transportado para
dentro de um mangá.
As principais atrações do 40º
Salão de Tóquio são pequenas
-para caberem na maior cidade do mundo-, pouco coloridas -para quebrarem sua monotonia cinza- e tecnológicas
-como não poderia deixar de
ser num país que se tornou potência em menos de um século.
Lá, é duro crer que um carro
que muda de cor conforme o
humor da pessoa esteja fora de
uma história em quadrinho.
A Toyota diz que o RiN se
preocupa com o bem-estar do
motorista, com bancos que
mantêm a postura e volante
que mede o estado psicológico,
alterando a cor do painel.
Criado para ser um animal de
estimação, o Honda Puyo
-onomatopéia japonesa para
exprimir a sensação de tocar
uma superfície macia- também muda de tom.
O objetivo aqui é avisar os
outros motoristas das condições do veículo, aproximando
as pessoas dos próprios carros.
O Suzuki Pixy pode manter a
cor, mas parece uma nave espacial que se acopla à mãe. Há
dois módulos de transporte individual, ideais para pequenas
distâncias, e uma caixa, o Sharing Coach, que os leva em percursos maiores. É como se a
Mônica estivesse em sua "cadeira", a Magali na dela, e ambas saíssem do condomínio para ir lanchar num McDonald's.
Na tomada
Algo que parece ficção, mas
está se aproximando da realidade, são os carros que podem
ser carregados na tomada, o
que a humanidade já se acostumou a fazer com os celulares.
O Mitsubishi i-MiEV Sport
tem uma autonomia de 200
km, mas é preciso deixá-lo na
tomada por até 17 horas, dependendo da voltagem.
O plugue sai ao lado da placa,
e a fábrica já estuda um sistema
sem fio para o abastecimento
por microondas.
A Volkswagen, após apresentar há um mês o up! no Salão de
Frankfurt, reservou ao Japão o
space up!. Desenhado para a
Ásia e com motor elétrico, tem
espaço para carga na frente e
atrás -o Fusca serviu, sim, de
fonte de inspiração para os novos compactos da VW, que vão
ganhar as ruas em breve.
E, se tudo isso ainda está no
papel -seja num mangá, seja
na prancheta de um designer-,
o Daihatsu Tanto prova que o
futuro é real. Ao comemorar
seu aniversário de cem anos, a
fábrica anuncia as vendas para
dezembro. O desenho quadrado, os 3,40 m de comprimento
e a ausência de coluna entre as
portas convivem com um motor de 660 cm3 de cilindrada.
Pouco? Não, apenas o suficiente num mundo em que
quem tem pressa passa por
uma cabine telefônica, troca de
roupa e sai de lá voando.
JOSÉ AUGUSTO AMORIM viajou a convite da Toyota do Brasil
Próximo Texto: Honda expõe Fit que chega ao Brasil no ano que vem Índice
|