São Paulo, domingo, 28 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SALÃO DE TÓQUIO

Dos 520 veículos, há mais de 20 motos com estréias mundiais

DO ENVIADO ESPECIAL

O salão pode ser do automóvel, mas as montadoras japonesas aproveitam a mostra de Tóquio para exibir suas novidades sobre duas rodas. Só no estande da Yamaha há nove motos que fazem suas estréias mundiais; no da Honda, são seis.
O que se vê, na realidade, é muito parecido com o que ainda é raridade no mundo dos automóveis: o hibridismo.
A Yamaha Luxair usa dois motores: um a gasolina e outro elétrico -com a velocidade estável, o primeiro gera energia para o segundo. Além disso, destaque para o equipamento de som, que, através do sistema Bluetooth, permite que a música seja ouvida em pequenos alto-falantes instalados dentro do próprio capacete.
Ao lado da Luxair, chama a atenção também a Bobby, que mais parece um brinquedo. Nela, é possível dobrar a roda traseira, o guidom e o apoio dos pés para que seja mais fácil guardar o divertimento.
E, se o motociclista tiver um celular da Sony, bastará ligá-lo para que a moto ligue também.
Já a Honda faz a imaginação voar com a moto-conceito EVO6. Seu motor de 1.832 cm3 com seis cilindros contrapostos trabalha com um câmbio automático de seis velocidades.
Na traseira, há rodas de 17 polegadas com pneus de 220 mm -os do Chevrolet Vectra Elite, por exemplo, têm 215 mm de largura. Para parar a moto, só mesmo freios com ABS (antitravamento).
Ainda um protótipo também é a Suzuki Biplane. Ela parece ter sido feita para as provas de arrancada dos EUA.
No entanto, se tudo isso ainda está longe de sair do papel, a marca revela a nova esportiva-estradeira Hayabusa.
O motor de 1.340 cm3, quatro cilindros e 16 válvulas beira os 200 cv. Ele pode ser controlado por um botão no guidom: há regulagens para aumentar ou reduzir a potência e o torque. Isso, diz a Suzuki, deixa as trocas de marcha mais suaves. (JAA)

Texto Anterior: Honda expõe Fit que chega ao Brasil no ano que vem
Próximo Texto: Cartas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.