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SALÃO DE TÓQUIO
Dos 520 veículos, há mais de 20 motos com estréias mundiais
DO ENVIADO ESPECIAL
O salão pode ser do automóvel, mas as montadoras japonesas aproveitam a mostra de Tóquio para exibir suas novidades
sobre duas rodas. Só no estande
da Yamaha há nove motos que
fazem suas estréias mundiais;
no da Honda, são seis.
O que se vê, na realidade, é
muito parecido com o que ainda é raridade no mundo dos automóveis: o hibridismo.
A Yamaha Luxair usa dois
motores: um a gasolina e outro
elétrico -com a velocidade estável, o primeiro gera energia
para o segundo. Além disso,
destaque para o equipamento
de som, que, através do sistema
Bluetooth, permite que a música seja ouvida em pequenos alto-falantes instalados dentro
do próprio capacete.
Ao lado da Luxair, chama a
atenção também a Bobby, que
mais parece um brinquedo. Nela, é possível dobrar a roda traseira, o guidom e o apoio dos
pés para que seja mais fácil
guardar o divertimento.
E, se o motociclista tiver um
celular da Sony, bastará ligá-lo
para que a moto ligue também.
Já a Honda faz a imaginação
voar com a moto-conceito
EVO6. Seu motor de 1.832 cm3
com seis cilindros contrapostos trabalha com um câmbio
automático de seis velocidades.
Na traseira, há rodas de 17
polegadas com pneus de 220
mm -os do Chevrolet Vectra
Elite, por exemplo, têm 215
mm de largura. Para parar a
moto, só mesmo freios com
ABS (antitravamento).
Ainda um protótipo também
é a Suzuki Biplane. Ela parece
ter sido feita para as provas de
arrancada dos EUA.
No entanto, se tudo isso ainda está longe de sair do papel, a
marca revela a nova esportiva-estradeira Hayabusa.
O motor de 1.340 cm3, quatro
cilindros e 16 válvulas beira os
200 cv. Ele pode ser controlado
por um botão no guidom: há regulagens para aumentar ou reduzir a potência e o torque. Isso, diz a Suzuki, deixa as trocas
de marcha mais suaves. (JAA)
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