São Paulo, domingo, 28 de outubro de 2007

Texto Anterior | Índice

Peças & acessórios

Conforto é o novo viés de fabricante de pneu "off-road"

Pesquisa revela que ruído e dureza são os piores defeitos de pneumáticos

ROSANGELA DE MOURA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Um estudo feito na Europa pela Research International revela que 40% dos proprietários de veículos com tração 4X4, ainda que robustos, priorizam o desempenho e o conforto.
Por isso os fabricantes de pneus têm investido em compostos macios e aderentes no asfalto, piso muito usado por picapes e utilitários esportivos. Resultado: a venda de pneus mistos cresceu 151% entre 2003 e 2005, aponta o instituto de pesquisa ADK Automotive.
O Ford EcoSport, remodelado e lançado na semana passada, já tem vários pneus para reposição. Além dos originais Pirelli P4 (versão XLS 1.6) e Scorpion ATR (FreeStyle e 4WD), há o Bridgestone Dueler A/T.
"Na terra, o Scorpion é um decibel mais silencioso que o P4", afirma Rodrigo Lourenço, gerente de produtos da Ford.
"O cliente quer um carro robusto, mas que não pule como os jipes antigos", diz Fábio Lopes, gerente da Pirelli.
O Fortera é a aposta da Goodyear para melhorar o conforto em picapes e utilitários esportivos. Sua tecnologia Confortred absorve ruídos e vibrações entre a banda e a cinta do pneu.

Alto desempenho
A Michelin e a Continental também investem em compostos silenciosos, mas no segmento de alta performance.
Porsche Cayenne e BMW X5, por exemplo, podem receber os Michelin Latitude Tour e Sport, além dos Continental CrossContact UPH e 4X4.
Os códigos de rodagem chegam a 260 km/h e com capacidade de aceleração similar a dos carros esportivos.
"As laterais interna e externa têm desenhos assimétricos, que aumentam a estabilidade em curvas", diz Gilberto Viviani, gerente da Continental.
Já o Michelin usa sulcos transversais herdados dos pneus de mineração. Tudo para suportar a alta velocidade, o impacto e, claro, dar conforto.

Texto Anterior: Mais cara, L200 cresce para deter Hilux
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.