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Peças & acessórios
Conforto é o novo viés de fabricante de pneu "off-road"
Pesquisa revela que ruído e dureza são os piores defeitos de pneumáticos
ROSANGELA DE MOURA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Um estudo feito na Europa
pela Research International revela que 40% dos proprietários
de veículos com tração 4X4,
ainda que robustos, priorizam
o desempenho e o conforto.
Por isso os fabricantes de
pneus têm investido em compostos macios e aderentes no
asfalto, piso muito usado por
picapes e utilitários esportivos.
Resultado: a venda de pneus
mistos cresceu 151% entre
2003 e 2005, aponta o instituto
de pesquisa ADK Automotive.
O Ford EcoSport, remodelado e lançado na semana passada, já tem vários pneus para reposição. Além dos originais Pirelli P4 (versão XLS 1.6) e Scorpion ATR (FreeStyle e 4WD),
há o Bridgestone Dueler A/T.
"Na terra, o Scorpion é um
decibel mais silencioso que o
P4", afirma Rodrigo Lourenço,
gerente de produtos da Ford.
"O cliente quer um carro robusto, mas que não pule como
os jipes antigos", diz Fábio Lopes, gerente da Pirelli.
O Fortera é a aposta da Goodyear para melhorar o conforto
em picapes e utilitários esportivos. Sua tecnologia Confortred
absorve ruídos e vibrações entre a banda e a cinta do pneu.
Alto desempenho
A Michelin e a Continental
também investem em compostos silenciosos, mas no segmento de alta performance.
Porsche Cayenne e BMW X5,
por exemplo, podem receber os
Michelin Latitude Tour e
Sport, além dos Continental
CrossContact UPH e 4X4.
Os códigos de rodagem chegam a 260 km/h e com capacidade de aceleração similar a
dos carros esportivos.
"As laterais interna e externa
têm desenhos assimétricos,
que aumentam a estabilidade
em curvas", diz Gilberto Viviani, gerente da Continental.
Já o Michelin usa sulcos
transversais herdados dos
pneus de mineração. Tudo para
suportar a alta velocidade, o
impacto e, claro, dar conforto.
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