São Paulo, domingo, 29 de novembro de 2009

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Cartas

Garantia do C3
Há alguns meses, tive problemas com a bateria do meu Citroën C3, adquirido em janeiro de 2008. Apesar de o carro ter dois anos de garantia, fui obrigada a arcar com o custo de R$ 350, pois alegaram que o veículo estava sem cobertura. Recentemente, foi a boia de combustível que deu problema. O marcador do painel não funcionava e o computador de bordo dava sinal de tanque vazio. Agora querem R$ 292 para realizar esse conserto."
Ligia Barreto Cruz (São Paulo, SP)

Resposta da Citroën - "No dia 18 de novembro, foi realizada a troca da boia. O veículo foi entregue em condições de funcionamento, confirmada pela cliente."

Réplica da leitora - "Precisei pagar pela bateria, mas não cobraram pela troca da boia."



Strada limitada
"Comprei uma Strada Adventure com entrada auxiliar para reproduzir músicas do "pendrive". O meu, porém, com 8 GB de memória, só não funciona no carro da Fiat. Nunca informaram, nem no momento da compra nem no manual do proprietário, que o sistema tem restrições."
Marcel Calza (São Paulo, SP)

Resposta da Fiat - "O cliente foi contatado para esclarecimento da questão apresentada."

Réplica do leitor - "Agora, sim, informaram que o sistema é limitado e que meu "pendrive" não funcionará nele."



EcoSport atrasado
"Em setembro, comprei um EcoSport na concessionária Mix, onde prometeram a entrega do carro em 25 dias. O prazo está esgotado e ainda não recebi o carro. A concessionária culpa a Ford. Liguei para a central de atendimento da montadora, mas não recebi nenhum esclarecimento."
Mara Cristina Capelão (São Paulo, SP)

Resposta da Ford - "A cliente recebeu o carro. O atraso ocorreu por um temporário desequilíbrio entre demanda e oferta."

Réplica da leitora - "Recebi o carro só no dia 28 de outubro, e a Ford não deu uma posição sobre o atraso na entrega."



O tal óleo do Fox
"Comprei um Fox, no dia 31 de agosto. Em meados de outubro, começou a vazar óleo do motor. Liguei para a assistência técnica da revenda Alta, que disse que eu poderia continuar rodando com o carro normalmente, pois o vazamento relatado era muito pequeno. Acreditei que fosse uma situação simples de ser resolvida, mas, para a minha surpresa, ao chegar à autorizada, fui informado pelo consultor de que o cabeçote estava fundido. Ele disse também que não teria previsão de conserto e entrega do carro, pois faltavam peças de reposição. Não quero um carro com apenas 1.000 quilômetros e um reparo dessa magnitude."
Marcos Maggiori (São Paulo, SP)

Resposta da Volkswagen - "Consultamos a gerência técnica da Alta e fomos informados de que, após as correções realizadas, o veículo foi entregue ao cliente em condições normais de uso."



Documento do 307
"Comprei um 307 na concessionária Victoire. Antecipei o pagamento de sete parcelas e quitei o carro no dia 28 de setembro. Desde então, estou tentando a liberação da alienação para que eu possa trocar de veículo, mas a cada dia arrumam uma dificuldade nova e atrasam a solução do problema. Falei até com a financeira, que é do banco PSA, ligada à própria montadora, mas eles disseram que não poderiam fazer nada para acelerar o processo de liberação. É um absurdo, pois, quando se atrasa o pagamento da prestação, a providência da financeira é imediata."
Cláudia Bernasconi (São Paulo, SP)

Resposta da Peugeot - "Verificamos as informações junto à Victoire e, por meio de contato telefônico com a cliente, no dia 14 de outubro, confirmamos que os inconvenientes já haviam sido resolvidos."


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