São Paulo, domingo, 29 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Índice

TESTE FOLHA/MAUÁ - BALANÇO

Audi lidera ranking dos mais velozes em 2002

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A Audi conseguiu repetir o feito do ano passado. A montadora ficou com os três primeiros lugares entre os veículos mais rápidos testados pela Folha e pelo IMT (Instituto Mauá de Tecnologia) em 2002. Só não conseguiu as cinco colocações porque outra alemã, a Mercedes-Benz, estragou a festa.
O hatchback S3 1.8 turbo, a perua A4 Avant 3.0 e o sedã A6 3.0 registraram, respectivamente, 6,61s, 8,35s e 8,45s na prova de 0 a 100 km/h. Mesmo assim, não conseguiram superar a "irmã" RS4, que, no ano passado, cravou 4,7s.
Audi e Fiat foram as únicas montadoras que conseguiram colocar nacionais entre os dez modelos que menos tempo precisam para chegar aos 100 km/h. O A3 1.8T, de 180 cv (cavalos), levou 9,15s, e o Stilo Abarth, com motor 2.4 de 167 cv, precisou de 9,22s.
Do outro lado estão quatro "populares" e uma multivan. O mais lento foi o Chevrolet Corsa Sedan 1.0, totalmente reestilizado neste ano. Ele foi 1,15s mais lento que sua versão sem porta-malas saliente: 19,57s contra 18,42s. Mesmo com motor 1.3, o Doblò, de 1.270 kg, foi o quinto mais devagar em 2002, com 17,36s.
Os veículos com motor 1.0 são econômicos. Celta, Fiesta e Corsa rodam até 12,9 km com um litro de gasolina na cidade. Na estrada, destaque para o novo motor turbodiesel do Chevrolet Tracker, que faz o utilitário esportivo alcançar a média de 17,6 km/ l.

Segurança
A maioria dos carros testados neste ano dispunha de freios ABS (antitravamento). Resultado: quem menos precisa de espaço para parar a 100 km/h é o cupê C 230, da Mercedes-Benz. Mas eis uma categoria em que os brasileiros se destacaram. O Stilo Abarth precisou de 53,6 m, enquanto o Corsa hatchback 1.8 e o Toyota Corolla SE-G "pedem" 54,3 m.
Mas também são os nacionais que menos transmitem segurança ao motorista: Fiat Doblò (tanto com motor 1.3 como 1.6), Chevrolet Zafira com câmbio automático e Honda Civic EX foram os últimos colocados -a exceção fica por conta do jipe japonês Suzuki Gran Vitara Gold Edition.
E segurança não é apenas frenagem: as retomadas também são importantes. E a "medalha de ouro", em 2002, é do francês C5 V6 (seis cilindros em "V"), que leva 8,08s para ir de 60 a 120 km/h. Ele conseguiu vencer a hegemonia alemã de Mercedes-Benz e Audi.
Os "populares" também ficam na lanterna das retomadas. O pior foi o Fiesta, seguido por Corsa Sedan, Corsa, Corsa Sedan Milenium e Doblò 1.3. Exatamente aqueles cinco veículos que menos aceleraram em 2002.
(JOSÉ AUGUSTO AMORIM)


Texto Anterior: Ficha técnica: Volkswagen Polo 2.0 (hatchback)
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.