|
Texto Anterior | Índice
TESTE FOLHA/MAUÁ - BALANÇO
Audi lidera ranking dos mais velozes em 2002
FREE-LANCE PARA A FOLHA
A Audi conseguiu repetir o feito
do ano passado. A montadora ficou com os três primeiros lugares
entre os veículos mais rápidos testados pela Folha e pelo IMT (Instituto Mauá de Tecnologia) em
2002. Só não conseguiu as cinco
colocações porque outra alemã, a
Mercedes-Benz, estragou a festa.
O hatchback S3 1.8 turbo, a perua A4 Avant 3.0 e o sedã A6 3.0
registraram, respectivamente,
6,61s, 8,35s e 8,45s na prova de 0 a
100 km/h. Mesmo assim, não conseguiram superar a "irmã" RS4,
que, no ano passado, cravou 4,7s.
Audi e Fiat foram as únicas
montadoras que conseguiram colocar nacionais entre os dez modelos que menos tempo precisam
para chegar aos 100 km/h. O A3
1.8T, de 180 cv (cavalos), levou
9,15s, e o Stilo Abarth, com motor
2.4 de 167 cv, precisou de 9,22s.
Do outro lado estão quatro "populares" e uma multivan. O mais
lento foi o Chevrolet Corsa Sedan
1.0, totalmente reestilizado neste
ano. Ele foi 1,15s mais lento que
sua versão sem porta-malas saliente: 19,57s contra 18,42s. Mesmo com motor 1.3, o Doblò, de
1.270 kg, foi o quinto mais devagar em 2002, com 17,36s.
Os veículos com motor 1.0 são
econômicos. Celta, Fiesta e Corsa
rodam até 12,9 km com um litro
de gasolina na cidade. Na estrada,
destaque para o novo motor turbodiesel do Chevrolet Tracker,
que faz o utilitário esportivo alcançar a média de 17,6 km/ l.
Segurança
A maioria dos carros testados
neste ano dispunha de freios ABS
(antitravamento). Resultado:
quem menos precisa de espaço
para parar a 100 km/h é o cupê C
230, da Mercedes-Benz. Mas eis
uma categoria em que os brasileiros se destacaram. O Stilo Abarth
precisou de 53,6 m, enquanto o
Corsa hatchback 1.8 e o Toyota
Corolla SE-G "pedem" 54,3 m.
Mas também são os nacionais
que menos transmitem segurança ao motorista: Fiat Doblò (tanto
com motor 1.3 como 1.6), Chevrolet Zafira com câmbio automático
e Honda Civic EX foram os últimos colocados -a exceção fica
por conta do jipe japonês Suzuki
Gran Vitara Gold Edition.
E segurança não é apenas frenagem: as retomadas também são
importantes. E a "medalha de ouro", em 2002, é do francês C5 V6
(seis cilindros em "V"), que leva
8,08s para ir de 60 a 120 km/h. Ele
conseguiu vencer a hegemonia
alemã de Mercedes-Benz e Audi.
Os "populares" também ficam
na lanterna das retomadas. O pior
foi o Fiesta, seguido por Corsa Sedan, Corsa, Corsa Sedan Milenium e Doblò 1.3. Exatamente
aqueles cinco veículos que menos
aceleraram em 2002.
(JOSÉ AUGUSTO AMORIM)
Texto Anterior: Ficha técnica: Volkswagen Polo 2.0 (hatchback) Índice
|