São Paulo, domingo, 30 de junho de 2002

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CARTAS


Picasso com motor falhando
"Desde que comprei uma Picasso (julho do ano passado), notei um barulho interno vindo das portas, além da falha do motor quando está frio. Ele fica sem potência, a rotação diminui bastante ao tentar acelerar, e às vezes se ouve um tipo de estouro. Se esquentar o carro por cerca de um minuto, a falha some, mas tenho dúvidas se ela é normal. Os barulhos internos sumiram, mas voltaram uma semana após a revisão. Encostei o carro de novo." Ernesto Hayashida Filho
(São Paulo, SP)

Resposta - A Citroën diz que a autorizada Rivoli substituiu as borrachas de vedação, e o veículo foi entregue na residência do cliente.

Réplica - O leitor confirma que os problemas foram resolvidos.

Capô do Astra manchado
"Dois meses depois de ter comprado um Astra, percebi que o veículo tinha duas manchas enormes causadas por falta de pintura no capô e na porta do motorista. A revenda poliu o capô e lixou a porta, mas o defeito dianteiro persiste. A única solução é a repintura da peça, mas o valor de um carro com retoques é depreciado."
Mário Augusto Ohta
(São Paulo, SP)

Resposta - A General Motors afirma que reparará o capô e pede ao cliente que leve seu Astra a uma autorizada. A fábrica informa ainda que a substituição ou o conserto de peças só é feito se for reclamado dentro da garantia.

Réplica - O leitor não concorda em repintar o capô do carro.

Barulhos na Berlingo
"Com 2.381 km, a revenda Saint Etienne constatou que a minha Berlingo tinha barulho nas portas, no vidro e no porta-malas. Um dos pinos destravava os outros, a alavanca do câmbio trepidava em segunda e terceira marchas e havia problemas na suspensão.
Levei o carro à revenda mais duas vezes até que o ruído do porta-malas foi resolvido com a colocação de calços. A trava não foi consertada, pois seria um defeito do alarme, instalado fora de lá.
O fabricante do equipamento o analisou e disse que não era um defeito seu, já que as outras travas funcionam normalmente. Ele quis fazer uma regulagem na porta do motorista, mas não deixei porque o veículo está na garantia."
Luís Antônio Schneider
(São Paulo, SP)

Resposta - A Citroën afirma que obteve informações da Saint Etienne de que o cliente retornou com seu carro no dia 6 de maio, quando foram feitos alguns reparos e solucionados os inconvenientes citados na reclamação.


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