São Paulo, domingo, 30 de dezembro de 2007

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Os melhores de 2007

Fit 1.5, Tiida e Civic equilibram preço, agilidade, segurança e consumo de combustível

JOSÉ AUGUSTO AMORIM
EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS

Na hora de comprar um carro novo, considere três opções: o monovolume Honda Fit 1.5, o hatchback Nissan Tiida 1.8 e o sedã Honda Civic Si. Entre os que passaram pelo teste Folha-Mauá em 2007, foram, nessa ordem, os mais equilibrados.
Para chegar a essa conclusão, a Folha analisou a aceleração até 100 km/h, os consumos urbano e rodoviário, a retomada de 60 km/h a 120 km/h e a frenagem de 80 km/h até o carro parar, além do preço.
Foram 50 veículos, que ganharam notas conforme a posição no ranking. Alguns modelos ficaram de fora porque não puderam passar por todos os testes -a chuva impede o teste de frenagem, e alguns sistemas de alimentação são incompatíveis com os equipamentos do Instituto Mauá de Tecnologia.
Para os fãs da velocidade: o carro mais veloz de 2007 foi o Mercedes-Benz E 63 AMG. Com 514 cv (cavalos), levou 5,23s até os 100 km/h. E os nacionalistas têm muito a festejar: o Civic Si, com 192 cv, e o Volkswagen Golf GTI, com 193 cv, aparecem entre os "dez mais" com tempos de 7,77s e 7,86s, respectivamente.

Álcool
Analisar os dados também mostra que, passada a euforia de oferecer motores bicombustíveis, é hora de as montadoras aprimorá-los. De um modo geral, o consumo de álcool é alto.
A Honda, a antepenúltima a ter o sistema, conseguiu que o Fit 1.4 fizesse 13,7 km/l na estrada, enquanto a Chevrolet -uma das pioneiras- teve o pior desempenho. Mesmo tendo sido lançada em 2007, a S10, também em percurso rodoviário, registrou 8,3 km/l.
A segunda pior marca -9,8 km/l- foi a do Fiat Punto 1.8, também com o combustível alternativo. Se assim for, não será apenas o ambiente que agradecerá mas também os usineiros.


INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.br
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