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Evoluído, S4 brinca de ser Fórmula 1
Com 344 cv, 118 cv a mais que em 94, sedã é repleto de itens esportivos e vai a 100 km/h em 6,9s
DA REPORTAGEM LOCAL
No Salão de São Paulo de
1992, a Volkswagen -controladora da Audi- trouxe um modelo 80 para testar o mercado.
Na época, o sedã, para o senso
comum, não passava de um
"Santanão tunado".
Isso até a chegada do esportivo S4 pelas mãos de Ayrton
Senna. Então importador oficial da marca, o tricampeão de
F-1 imortalizou o modelo após
umas voltas no circuito de Interlagos, com direito a simulação da rodada que deu com seu
Williams no GP Brasil de 1994.
Agora, 12 anos depois, Senna
não teria a mesma facilidade
para tirar o novo S4 da trajetória. Do primeiro modelo só restaram o logotipo S4 na grade e
no volante e a tração integral
Quattro. Tudo está melhor, a
começar pelo motor 4.2 V8 (oito cilindros em "V").
São 344 cv (cavalos), enquanto o anterior 2.2 turbinado gerava 226 cv. Ainda que a outra
geração tivesse um sistema
que, por alguns segundos, elevava a pressão da turbina para
ajudar em ultrapassagens, a nova tem mais disposição em todas as rotações do motor. Os oito cilindros trabalham em perfeita sintonia com o câmbio automático de seis marchas, que
ainda traz a opção de troca por
borboletas atrás do volante.
É verdade que as trocas manuais não são tão rápidas quanto o motor merecia, mas servem para simular o bólido de
Rubens Barrichello, que dizem
ser mais dócil que os demais.
O espírito de competição é
realçado por bancos de couro
da Recaro, suspensões 30 mm
mais baixas que as originais e
pneus 235/40 em rodas aro 18.
Multas
Além de contribuir para a estética, o pacote esportivo ajuda
também a enriquecer os cofres
públicos. Sim, o S4 "implora"
por multas gravíssimas.
Segundo a Audi, o sedã de
1.705 kg tem velocidade máxima limitada a 250 km/h e atinge os 100 km/h em 5,8s. No teste Folha-Mauá, ele precisou de
6,93s na mesma prova.
Melhor que acelerar o S4 é
freá-lo. Em pisos molhados, o
ESP (controle de estabilidade)
aciona suavemente os freios
sem que o motorista perceba,
mantendo os discos secos.
Mas a tecnologia tem seu
preço: R$ 400 mil, pouco mais
que o dobro do recém-lançado
A4 2.0T (R$ 194.950). E o mais
barato traz sensor de estacionamento e controle de som no
volante, itens ausentes na versão esportiva.
(FABIANO SEVERO)
O carro foi cedido para teste pela montadora
INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.br
0/xx/11/4239-3092
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