São Paulo, sábado, 19 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA DE LOJA [questão de gosto e opinião]

Nostalgia de venda caipira

TETÉ MARTINHO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

É bem charmoso o Lá da Venda, que abriu há pouco na Vila Madalena. Dos mosaicos de cobogó -aquele tijolão vazado com desenhos diferentes- às mudas plantadas em latas e penduradas na parede do quintal, o restaurante-café-loja revisita de um jeito fofo aquele "caipira antigo" que fala à alma dos nascidos, criados ou passeados pelos interiores de São Paulo, Rio e Minas.
Segundo a moça do expresso, a dona, a chef Heloísa Bacellar, "sempre quis" ter uma casa com cara das vendas do Vale do Paraíba, aonde ia na infância. De fato, o grande balcão envidraçado que divide espaço com a loja faz lembrar as velhas vendas. Mas a maioria dos itens ali são variantes de utensílios tradicionais repaginados por designers e vendidos por preços nada bucólicos.
Como as panelas de ágata de cores "desenvolvidas para a loja", com bem-vindos cabos de borracha (R$ 97 o caldeirão pequeno). Procurando, até que se acha uma ou outra inutilidade simpática e de preço OK, como as peras, os tomates e, licença poética, os ovos fritos de crochê (R$ 6 cada um). Mas, em geral, os "secos" perdem em sedução para os comes.
Começando pelo pão de queijo feito com queijo de origem controlada da Serra da Canastra e pelos sorvetes sem química, de framboesa, pitanga e baunilha "de verdade". Em tempo: no almoço, a casa serve dois pratos quentes, mais salada e sobremesa, como um arroz-doce de babar.


ONDE ENCONTRAR

Lá da Venda
r. Harmonia,161, Vila Madalena, tel. (11) 3037-7702, São Paulo
www.ladavenda.com.br




Texto Anterior: Bazares
Próximo Texto: Sacolinha [modinhas, delírios consumistas, escolhas célebres]
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.