São Paulo, sábado, 24 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DÚVIDAS ÉTICAS

[mande sua pergunta para duvidaseticas@folhasp.com.br]

Qual o impacto para o meio ambiente das fraldas descartáveis de meu filho?

DA REPORTAGEM LOCAL

Um bebê usa, em média, oito fraldas por dia. Isso significa que quase 3.000 fraldas são jogadas fora em um ano. Cada uma pesa mais ou menos 30 gramas. Até a criança deixar de usar fralda (em geral, a partir dos três anos), 260 quilos terão ido para o lixo. Pior: esse material pode levar mais de 500 anos para se degradar.
De acordo com um estudo divulgado pela ONG inglesa Women's Environmental Network, em 2003, uma fralda descartável gera 60 vezes mais resíduos sólidos que uma de pano. O estudo mostra que, considerando todo ciclo do produto, as descartáveis gastam, anualmente, 28 metros cúbicos de água, por bebê -duas vezes mais que as fraldas de pano.
Aos pais preocupados com o ambiente (mas que não querem voltar ao tempo das fraldas de pano) cabe esperar pela descartável biodegradável, produto já à venda nos Estados Unidos. Não existe previsão de sua chegada ao Brasil. (CA)


Texto Anterior: Batendo perna: Dê um pulo na meca do tapete oriental
Próximo Texto: Orgânico, no fim das contas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.