São Paulo, sábado, 28 de março de 2009

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O teste do vendedor de tv

Comprar um televisor não é mais tão simples , mas um bom atendimento pode ajudar; veja como as lojas se saíram


Tvs expostas na loja Fnac da av. Paulista, em São Paulo

CYRUS AFSHAR
DA REPORTAGEM LOCAL

Ao entrar em uma loja para escolher uma TV em alta definição, o consumidor é bombardeado com imagens fantásticas e siglas e nomes em inglês que ainda não fazem parte do seu dia a dia. Nesse ambiente, não é difícil fazer a compra errada.
Hoje, escolher uma TV nova não é tarefa tão fácil: é preciso estar atento a muitos detalhes e especificações. A grande dúvida é saber se vale a pena comprar agora uma TV Full HD (de altíssima definição), ou se basta uma HD Ready (de alta definição). Não se trata só de uma diferença de grau: a qualidade máxima da imagem da TV mais avançada tem duas vezes mais pixels (pontos que formam a imagem) que a outra. Mas a diferença de preço entre os aparelhos de mesmo tamanho e marca é de pelo menos 20% (cerca de R$ 500). Além disso, o preço das TVs HD Ready vem caindo em um ritmo mais forte que o das Full HD.
Por isso, um vendedor tecnicamente bem preparado é fundamental para que a pessoa possa de fato perceber as diferenças entre sistemas e escolher a TV que mais tem a ver com a necessidade dela.
A Folha avaliou o atendimento de cinco das principais lojas que vendem equipamentos eletrônicos em São Paulo: Casas Bahia, Fast Shop, Fnac, Magazine Luiza e Ponto Frio.

Critérios da avaliação
Os critérios para a avaliação foram quatro: se as informações transmitidas foram claras e precisas; se o vendedor dominava o assunto, demonstrava segurança e conseguia responder todas as perguntas; se ele sugeria os modelos mais adequados às necessidades do consumidor (aqui, ganhava pontos o que tivesse iniciativa e fizesse perguntas para ter mais informações sobre o consumidor e mostrasse vantagens e desvantagens de cada aparelho); se a maneira como as TVs eram expostas na loja ajudava o comprador a perceber as diferenças de qualidade das imagens (perderam pontos lojas com TVs desligadas, mal iluminadas, ou exibindo vídeos diferentes, o que impedia a comparação).


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