São Paulo, sábado, 28 de março de 2009 |
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O teste do vendedor de tv
Comprar um televisor não é mais tão simples , mas um bom atendimento pode ajudar; veja como as lojas se saíram CYRUS AFSHAR DA REPORTAGEM LOCAL Ao entrar em uma loja para escolher uma TV em alta definição, o consumidor é bombardeado com imagens fantásticas e siglas e nomes em inglês que ainda não fazem parte do seu dia a dia. Nesse ambiente, não é difícil fazer a compra errada. Hoje, escolher uma TV nova não é tarefa tão fácil: é preciso estar atento a muitos detalhes e especificações. A grande dúvida é saber se vale a pena comprar agora uma TV Full HD (de altíssima definição), ou se basta uma HD Ready (de alta definição). Não se trata só de uma diferença de grau: a qualidade máxima da imagem da TV mais avançada tem duas vezes mais pixels (pontos que formam a imagem) que a outra. Mas a diferença de preço entre os aparelhos de mesmo tamanho e marca é de pelo menos 20% (cerca de R$ 500). Além disso, o preço das TVs HD Ready vem caindo em um ritmo mais forte que o das Full HD. Por isso, um vendedor tecnicamente bem preparado é fundamental para que a pessoa possa de fato perceber as diferenças entre sistemas e escolher a TV que mais tem a ver com a necessidade dela. A Folha avaliou o atendimento de cinco das principais lojas que vendem equipamentos eletrônicos em São Paulo: Casas Bahia, Fast Shop, Fnac, Magazine Luiza e Ponto Frio. Critérios da avaliação Os critérios para a avaliação foram quatro: se as informações transmitidas foram claras e precisas; se o vendedor dominava o assunto, demonstrava segurança e conseguia responder todas as perguntas; se ele sugeria os modelos mais adequados às necessidades do consumidor (aqui, ganhava pontos o que tivesse iniciativa e fizesse perguntas para ter mais informações sobre o consumidor e mostrasse vantagens e desvantagens de cada aparelho); se a maneira como as TVs eram expostas na loja ajudava o comprador a perceber as diferenças de qualidade das imagens (perderam pontos lojas com TVs desligadas, mal iluminadas, ou exibindo vídeos diferentes, o que impedia a comparação). Próximo Texto: Sacolinha: O fator Grace Índice |
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