Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 13 A 19 DE ABRIL DE 2007

 

fale com o guia @

BARES E GULOSEIMAS

Pequeno dicionário cervejeiro

Pedir “uma cerveja” (qual?) ou a “mais estupidamente gelada” podem ser enormes gafes no planeta cervejeiro. Abaixo, algumas nomenclaturas e definições para fazer bonito na mesa do bar.

ALE:

São as cervejas de alta fermentação (durante o processo, as leveduras agem mais rapidamente e em uma temperatura mais elevada). São mais encorpadas e não devem ser consumidas muito geladas para não anular seu intenso sabor (em países mais frios, são bebidas à temperatura ambiente).

BOCK:

Subtipo da lager. Adocicada, tem alto teor alcoólico (entre 6% e 7,5%) e por isso é mais consumida em regiões mais frias ou durante o inverno.

CERVEJAS TRAPISTAS:

São produzidas por monges da ordem de Trapa na Holanda e na Bélgica. De cor alaranjada, têm aroma frutado e teor alcóolico mais elevado.

CERVEJA DE TRIGO:

Cerveja que, em vez da cevada, utiliza o trigo como base para a fermentação.

LAGER:

São as cervejas de baixa fermentação, as mais difundidas atualmente e também as mais recentes. Ao contrário do que muitos pensam, baixa fermentação não significa que a bebida é menos fermentada, mas sim fermentada mais lentamente e em uma temperatura mais baixa, tornando-as, de modo geral, mais leves.

LÚPULO:

é uma trepadeira (da mesma família do cânhamo) que, acrescida à formula da cerveja, confere amargor (quanto mais lúpulo a bebida tem, mais amarga é).

MALTE:

É a cevada (ou o cereal utilizado na fabricação) já semeado. Só assim o grão libera o seu estoque de amido e pode ser utilizado no processo de fermentação feito pelas leveduras.

PILSEN:

Subtipo da lager, tem sabor suave e é a mais vendida no Brasil.

STOUT:

Subtipo da ale, caracteriza-se pela cor escura e pelo sabor que lembra caramelo e café. A stout mais famosa é a irlandesa Guinness.
Capa

Shows

Depois de cancelar um show em 2002, o papa do dub Lee Perry encabeça o Abril pro Rock paulistano

Exposições

O Cultura Inglesa Festival faz uma prévia da edição deste ano com a abertura de três mostras

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.