Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 8 A 14 DE AGOSTO DE 2008

 

fale com o guia @

CINEMA

Acompanhamentos musicais

Trilhas trazem diversidade

Natalia Engler

Dividindo as atenções com a programação cinematográfica da 2ª Jornada Brasileira de Cinema Silencioso, na Cinemateca, músicos de estilos variados -desde a música clássica japonesa até o punk- acompanharão as projeções realizadas na sala BNDES (na sala Petrobras, as exibições são silenciosas ou com o som original).

"A escolha dos músicos não é feita só por semelhança, mas também por contraste. Buscamos juntar cada filme com um artista que possa fazer uma leitura interessante dele", afirma Livio Tragtenberg, curador musical do evento.

Tragtenberg explica que, nesta edição, as únicas diretivas dadas aos músicos -que recebem uma cópia das películas um mês antes da abertura da mostra- foram para que tentassem trabalhar o não-sincronismo e os silêncios e se preparassem para os imprevistos das sonorizações ao vivo. "Há um quê de improvisação que é inevitável e até desejável. Porque as cópias que os músicos recebem muitas vezes são diferentes das exibidas", completa.

Entre as combinações que podem render boas surpresas, o curador destaca a trilha inspirada em cabarés feita pelo The Unholly Quartet para "A Trindade Maldita" (dia 15), o punk da banda Ordinária Hit no mexicano "O Punho de Ferro" (dia 16), e a desconstrução de uma trilha sinfônica realizada por Felipe Julián, Henrique Iwao e Mário del Nunzio para "O Grande Desfile" (dia 17) -filmes que, nesta semana, terão apenas projeções silenciosas.

Programação

AMANHÃ, DIA 9

Sala Cinemateca - Sala BNDES

AURORA Sunrise. EUA, 1927.Direção: F. W. Murnau.Com: George O'Brien, Janet Gaynor e Margaret Livingston. 95 min. Livre. Um fazendeiro casado se apaixona por uma moça da cidade, que o convence a matar sua mulher.17h.

UMA CASA EM DARTMOOR A Cottage on Dartmoor. Inglaterra, 1929.Direção: Anthony Asquith.Com: Norah Baring, Uno Henning e Hans von Schlettow. 111 min. Livre. Fugitivo invade a casa da mulher por quem era apaixonado, casada com o homem que tentou assassinar, e relembra sua paixão por ela em uma barbearia do interior. O acompanhamento musical será feito por Fábio Tagliaferri e Daniel Nakamura.19h.

CINEMA SILENCIOSO JAPONÊS Com acompanhamento musical de Danilo Tomic, Reiko Nagasse e Yuko Oguro, serão exibidos os curtas "Amigos em Conflito" (1929), de Yasujiro Ozu, "Um Garoto Sincero" (1929), de Tokkan Kozo, e "A Marcha de Tóquio" (1929), de Kenji Mizoguchi. 50 min. Livre.21h30.

Sala Cinemateca - Sala Petrobras

TERRA NATAL Fujiwara Yosie no Furusato. Japão, 1930.Direção: Kenji Mizoguchi.Com: Yoshie Fujiwara, Isamu Kosugi e Heitaro Doi. 86 min. Livre. Parcialmente sonoro, o filme narra a trajetória de um talentoso tenor que põe a carreira e o amor em risco quando se deslumbra com a fama.18h30.

O GRANDE DESFILE The Big Parade. EUA, 1925.Direção: King Vidor.Com: John Gilbert, Renée Adorée e Hobart Bosworth. 150 min. Livre. Jovem de familia rica é convocado pelo Exército quando os EUA entram na Primeira Guerra. Enviado para a França, ele faz amizade com dois soldados locais e se apaixona por uma francesa. Projeção silenciosa.21h30.

DOMINGO, DIA 10

Sala Cinemateca - Sala BNDES

AS FONTES DO ANIME (ANIMAÇÕES JAPONESAS SILENCIOSAS) Com acompanhamento musical da banda Balacabala, serão exibidos os curtas "A Lenda do Templo do Caranguejo" (1924), de Kanimanji Engi, "Uma História do Tabaco" (1924), de Noburo Ofuji, "Ladrões do Castelo de Ba-gh-da" (1926), de Noburo Ofuji, e "História sem Sentido, vol. 1 - A Ilha do Macaco" (1930), de Kenzo Masaoka. 52 min. Livre.16h30.

BRAZA DORMIDA Brasil, 1928.Direção: Humberto Mauro.Com: Nita Ney, Luís Soroa e Máximo Serrano. 80 min. Livre. Rapaz contratado por um usineiro mineiro para gerenciar a usina se apaixona pela filha do patrão, com quem inicia um namoro em segredo. O acompa- nhamento musical será feito por Laércio de Freitas.18h.

A PECADORA SEM MÁCULA The Woman Disputed. EUA, 1928.Direção: Henry King e Sam Taylor.Com: Norma Talmadge, Gilbert Roland e Arnold Kent. 108 min. Livre. Durante a Primeira Guerra, moça se torna objeto de cobiça de um comandante russo e de um comandante austríaco. Quando ela demonstra sua preferência pelo segundo, o primeiro ordena que seus cossacos sitiem a cidade austríaca onde ela vive. O acompanhamento musical será feito por Lucila Tragtenberg e Lincoln Antonio.20h.

Sala Cinemateca - Sala Petrobras

SOLIDÃO Lonesome. EUA, 1928.Direção: Paul Fejos.Com: Glenn Tryon, Barbara Kent e Fay Holderness. 70 min. Livre. Dois solitários se encontram e aproveitam as emoções de um parque de diversões na cidade grande durante uma tarde de sábado.17h.

VARIETÉ Idem. Alemanha, 1925.Direção: Ewald André Dupont.Com: Emil Jannings, Maly Delschaft e Lya de Putti. 60 min. Livre. Artista circense abandona sua esposa e parceira de trapézio ao conhecer outra mulher, com quem monta um novo show, despertando o interesse de um famoso trapezista, que seduz a artista. O acompanhamento musical será feito por Léo Cavalcanti.19h.

AS FONTES DO ANIME (ANIMAÇÕES JAPONESAS SILENCIOSAS) Projeção silenciosa.21h.

SEGUNDA, DIA 11

Sala Cinemateca - Sala BNDES

TERRA NATAL 17h15.

OS PROSCRITOS Berg-Ejvind Och Hans Hustru. Suécia, 1918.Direção: Victor Sjöström.Com: Victor Sjöström, Edith Erastoff e John Ekman. 73 min. Livre. Ambientado na Islândia do século 19, o filme retrata um homem que é forçado pela fome a roubar uma ovelha para alimentar sua família e se refugia das autoridades na fazenda de uma rica viúva, por quem se apaixona. O acompanhamento musical será feito por Magda Pucci.19h.

A SEREIA Muteki. Japão, 1933.Direção: Minoru Murata.Com: Eiji Nakano, Akiko Shiga e Ichiro Sugai. 93 min. Livre. No fim do século 19, um norte-americano que despreza os japoneses e domina o tráfego marítimo na concessão de Yokohama, apanha um jovem que roubara sua carteira e o transforma em seu escravo. O acompanhamento musical será feito por Cid Campos.21h.

Sala Cinemateca - Sala Petrobras

CINEMA SILENCIOSO JAPONÊS Projeção silenciosa.19h30.

A NOITE DA VINGANÇA Haevens Nat. Dinamarca, 1916.Direção: Benjamin Christensen.Com: Benjamin Christensen, Karen Caspersen e Peter Fjelstrup. 100 min. Livre. Artista de circo preso injustamente é libertado 14 anos mais tarde e planeja uma vingança contra a mulher que acredita tê-lo denunciado. Projeção silenciosa.20h45.

TERÇA, DIA 12

Sala Cinemateca - Sala BNDES

PELE VERMELHA Redskin. EUA, 1929.Direção: Victor Schertzinger.Com: Richard Dix, Gladys Belmont e Jane Novak. 91 min. Livre. Forçado a freqüentar uma escola de brancos, um índio navajo se afeiçoa por uma índia da etnia pueblo. Conflitos com a cultura branca o levam de volta a sua tribo, que não o aceita. Projeção silenciosa.17h.

LUCKY STAR Idem. EUA, 1929.Direção: Frank Borzage.Com: Charles Farrell, Janet Gaynor e Guinn Williams. 90 min. Livre. Garota do interior conhece um jovem que se alista no Exército e é convocado para lutar na Primeira Guerra, onde ele é ferido e perde o movimento das pernas. O acompanhamento musical será feito pelo Duo Portal.19h.

O CARA SENTIMENTAL The Sentimental Bloke. Austrália, 1919.Direção: Raymond Longford.Com: Arthur Tauchert, Lottie Lyell e Gilbert Emory. 71 min. Livre. Baseado no poema "The Songs of a Sentimental Bloke", de C.J. Dennis, o filme narra a história de um modesto trabalhador urbano, beberrão e jogador, que conquista uma garota, casa-se e encontra a felicidade na vida tranqüila do campo. O acompanhamento musical será feito por Marcos Batistuzzi.21h.

Sala Cinemateca - Sala Petrobras

LIMITE Brasil, 1931.Direção: Mário Peixoto.Com: Olga Breno, Taciana Rey e Raul Schnoor. 115 min. Livre. Três náufragos perdidos no oceano, que estão abatidos e já deixaram de remar, conformados com seus destinos, contam histórias uns aos outros. Adriano Campos realizará a reconstituição musical.19h30.

AURORA 21h30.

QUARTA, DIA 13

Sala Cinemateca - Sala BNDES

A CIDADE DO AMOR Ai no Machi. Japão, 1928.Direção: Tomotaka Tasaka.Com: Shizue Natsukawa, Yutaka Mimasu e Bontaro Miyake. 105 min. Livre. Uma órfã trabalha na fábrica de seu próprio avô, um industrial que rejeitou os pais da menina. Ela se torna sua secretária particular e pouco a pouco cativa o velho. O acompanhamento musical será feito por Valeria Zeidan e Tamie Takahara, e Ângela Nagai se apresentará como "benshi", denominação japonesa para os tradicionais narradores de filmes silenciosos.19h.

SHIRAZ - O TÚMULO DE UM GRANDE AMOR Shiraz. Inglaterra/Alemanha/Índia, 1928.Direção: Franz Osten.Com: Himansu Rai, Charu Roy e Enakashi Rama Rau. 97 min. Livre. O longa narra a história da princesa Mumtaz Mahal, a quem o Taj Mahal foi dedicado. Quando criança, ela sobreviveu ao ataque de uma horda de bandidos à caravana na qual viajava e foi criada por um ceramista. O acompanhamento musical será feito por Alberto Marsicano.21h.

Sala Cinemateca - Sala Petrobras

A PECADORA SEM MÁCULA Projeção silenciosa.19h30.

A SEREIA Projeção silenciosa.21h30.

QUINTA, DIA 14

Sala Cinemateca - Sala BNDES

SOLIDÃO 18h30.

A NOITE DA VINGANÇA O acompanhamento será feito por Michele Agnes.20h30.

Sala Cinemateca - Sala Petrobras

A TRINDADE MALDITA The Unholly Three. EUA, 1925.Direção: Tod Browning.Com: Lon Chaney, Mae Busch e Matt Moore. 80 min. Livre. Integrante de um circo é encarregada de furtar espectadores durante o espetáculo, enquanto seu namorado trama um plano para enriquecer, o qual imagina que nenhum policial seria capaz de desvendar. Projeção silenciosa.17h.

O CARA SENTIMENTAL Projeção silenciosa.19h.

O PUNHO DE FERRO El Puño de Hierro. México, 1927.Direção: Gabriel García Moreno.Com: Octavio Valencia, Carlos Villatoro e Hortensia Valencia. 70 min. Livre. A trama surreal retrata, entre outros personagens, um jovem que toma uma injeção de morfina em um antro de viciados e é repreendido por sua namorada, e um médico que faz uma conferência em praça pública sobre os malefícios da dependência de drogas. Projeção silenciosa.21h.
Capa

Dança

A companhia canadense Ballet Jazz de Montreal leva duas coreografias ao teatro Alfa

Concertos

A Sinfônica de Israel interpreta obras de Strauss e Beethoven, sob a regência de Dan Ettinger

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.