Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 09 A 15 DE MARÇO DE 2007

 

fale com o guia @

CINEMA

Os 12 Trabalhos

Jovem da periferia faz jornada heróica pelas ruas da cidade

Ricardo Calil

Simone Ezaki/Divulgação
Com "Os 12 Trabalhos", seu segundo longa-metragem, o diretor paulista Ricardo Elias mostra notável evolução em um projeto artístico que se delineia como um dos mais consistentes do cinema brasileiro atual.

Como "De Passagem", seu filme de estréia, "Os 12 Trabalhos" faz um retrato da juventude sem perspectivas da periferia de São Paulo. Mas, desta vez, o cineasta usa como inspiração para a trama um elemento externo ao universo abordado: o mito do herói grego Heracles (mais conhecido como Hércules).

Recém-saído da Febem, Heracles (Sidney Santiago) tem de realizar 12 tarefas ao longo de um dia para conseguir emprego como motoboy. Nas ruas de São Paulo, ele enfrenta o preconceito, a burocracia e a corrupção, mas também encontra alguma solidariedade -em uma jornada em que o heroísmo significa sobreviver fora da marginalidade.

O tema de "Os 12 Trabalhos" é semelhante ao do primeiro filme: o jovem da periferia em luta contra o determinismo social, em confronto com a idéia de que a classe onde nasceu, o bairro onde mora e a cor de sua pele irá determinar o seu futuro. Como em "De Passagem", Elias prefere deixar a resposta para essa equação tão aberta quanto ela é na vida real.

Mais uma vez, o cineasta lança um olhar generoso, mas não condescendente, para a periferia -o que inclui a saudável provocação de associar uma figura malvista como a do motoboy a um herói mitológico grego. Essa visão de mundo distancia "Os 12 Trabalhos" tanto da criminalização da pobreza promovida pelo noticiário da TV (e por boa parte do cinema brasileiro contemporâneo) quanto do paternalismo de programas como "Central da Periferia".

Mas nem tudo permanece igual a "De Passagem". Há um enorme avanço, em termos de riqueza e sutileza dos detalhes, nos principais aspectos do artesanato cinematográfico -da construção do roteiro à direção de atores, da mise- en-scène à montagem. Com "Os 12 Trabalhos", Elias confirma ser um dos jovens autores brasileiros que merece ser acompanhado com atenção redobrada, filme após filme.

Capa

Exposições

MAM abre mostra com desenhos de Sandra Cinto, Leonilson e Pancetti, entre outros

Shows

O trompetista norte-americano Terence Blanchard traz o jazz de volta à cidade

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.