Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 09 A 15 DE MARÇO DE 2007

 

fale com o guia @

CINEMA

Sonhos com Xangai

Drama familiar revela causas políticas

Sérgio Rizzo

Não se fala em Mao Tsé-tung, Deng Xiaoping e outros líderes comunistas chineses em "Sonhos com Xangai", mas sua presença pode ser sentida na densidade do ar: o diretor Wang Xiaoshuai ("Bicicletas de Pequim") examina o impacto de decisões e manobras políticas sobre a vida de famílias de operários ao longo de décadas.

Qing Hong (Gao Yuanyuan), a protagonista que empresta seu nome ao título original do filme, tem 19 anos e vive na região de Guizhou, no sul do país. Estamos no início dos anos 80, quando seus pais -que foram morar ali duas décadas antes, como parte da campanha governamental para abrir a "terceira linha" de desenvolvimento nacional- querem abandonar o lugar, a cerca de 400 km do Vietnã.

O desejo da família é voltar para Xangai, a cidade mais populosa do país, a 1.500 km. O maior problema não é a distância considerável, mas a falta de autorização oficial para percorrê-la. Eis um tema recorrente em filmes chineses contemporâneos, como os de Jia Zhang-ke ("Plataforma", "Still Life"): migrações forçadas ocasionando perda de raízes, esfacelamento das relações humanas e angústia.

A insatisfação do pai, autoritário, torna ainda mais difícil a vida de Qing Hong, cujos passos são estreitamente vigiados para que ela se dedique exclusivamente aos estudos e possa pleitear uma vaga na universidade em Xan- gai. Namorado, nem pensar. Uma amiga de escola é a única a dividir com ela os sonhos e as frustrações.

Quase sempre encrencado com a censura chinesa, Xiaoshuai obteve o prêmio do júri no Festival de Cannes em 2005 com esse drama familiar notável por se concentrar em aspectos privados sem perder de vista como foram gerados por circunstâncias políticas.
Capa

Exposições

MAM abre mostra com desenhos de Sandra Cinto, Leonilson e Pancetti, entre outros

Shows

O trompetista norte-americano Terence Blanchard traz o jazz de volta à cidade

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.