Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 9 A 15 DE ABRIL DE 2010

 

fale com o guia @

CINEMA

HOJE, DIA 9

Centro Cultural Banco do Brasil

ROUBADOS Stolen. Austrália, 2009. Direção: Dan Fallshaw e Violeta Ayala. 78 min. O filme retrata famílias dispersas por guerras no Saara Ocidental. Os diretores fazem o registro em meio aos refugiados. 13h.

O HOMEM MAIS PERIGOSO DA AMÉRICA: DANIEL ELLSBERG E OS DOCUMENTOS DO PENTÁGONO The Most Dangerous Man in America: Daniel Ellsberg and the Pentagon Papers. EUA, 2009. Direção: Rick Goldsmith e Judith Ehrlich. 94 min. Um ex-funcionário do Pentágono e estrategista da Guerra do Vietnã revela documentos, em 1971, que desmentem a ação de cinco presidentes americanos. 15h.

O JOGADOR The Player. Holanda, 2009. Direção: John Appel. 85 min. Diretor examina o mundo dos jogos e apostas a partir da história de três personagens. 17h.

LA DANSE, O BALÉ DA ÓPERA DE PARIS La Danse, Le Ballet de L'Opera de Paris. França/EUA, 2009. Direção: Frederick Wiseman. 159 min. O diretor retrata o Balé da Ópera de Paris, uma das grandes companhias de dança do mundo, em sequências que mostram o esforço de bailarinos para aprender as coreografias. 19h.

Cinemateca

MUGABE E O AFRICANO BRANCO Mugabe and the White African. África do Sul/Inglaterra/Zimbábue/Namíbia, 2009. Direção: Lucy Bailey e Andrew Thompson. 94 min. O diretor acompanha o fazendeiro Mike Campbell que, em 2008, resolve apresentar um processo por racismo e violação dos direitos humanos contra Robert Mugabe, o presidente do Zimbábue. 14h.

SEPARAÇÕES Separations. Holanda, 2009. Direção: Andréa Seligmann Silva. 83 min. A diretora brasileira Andréa Seligmann Silva resgata a trajetória de sua família, de origem europeia, cujos avós foram judeus alemães que fugiram da perseguição nazista. 16h.

KAWASE-SAN Idem. Chile, 2009. Direção: Cristián Leighton. 78 min. Leighton investiga os filmes da diretora japonesa Naomi Kawase, procurando decifrar seu pensamento e as razões pelas quais ela conta histórias tão perturbadoras. 18h.

RUHR Idem. Alemanha, 2009. Direção: James Benning. 120 min. Registro da vida no vale do Ruhr, na Alemanha, uma região historicamente identificada com a mineração de carvão, a indústria pesada e o trabalho, além do intenso trânsito de imigrantes. 20h.

Espaço Unibanco de Cinema Augusta

VJS DE MIANMAR - NOTÍCIAS DE UM PAÍS FECHADO Burma VJ: Reporter i et Lukket Land. Dinamarca, 2008. Direção: Anders Hogsbro Ostegaard. 85 min. O documentário acompanha a luta de videorrepórteres de Mianmar que tentam exercer sua profissão num país com governo repressor. 15h.

RUHR 17h.

COMPETIÇÃO BRASILEIRA - CURTAS 1 Serão exibidos "Mãos de Outubro", de Vitor Souza Lima, "Acontecências", de Alice Villela e Hidalgo Romero, "Querida Mãe", de Patricia Cornils, "Bar da Estação", de Leo Ayres, e "Se Meu Pai Fosse de Pedra", de Maria Camargo. 19h.

UMA NOITE EM 67 Brasil, 2010. Direção: Renato Terra e Ricardo Calil. 93 min. Com imagens de arquivo, o filme recupera o que foi a final do Festival da Música Popular Brasileira da TV Record, em 1967. São registros da explosão do tropicalismo em plena ditadura militar. 21h.

Reserva Cultural

IRÉNE Irene. França, 2009. Direção: Alain Cavalier. 85 min. O diretor retrata seu relacionamento com a atriz Iréne Tunc, sua ex-mulher, com quem viveu durante anos. 15h.

ESTA SECRETÁRIA ELETRÔNICA NÃO GRAVA RECADOS This Answering Machine Takes no Messages. França, 1978. Direção: Alain Cavalier. 65 min. Registro de quando o diretor pintou o apartamento todo de preto até o desaparecimento da luz, em maio de 1978. 17h.

QUÍMIO Chemia. Polônia, 2009. Direção: Pawel Lozinski. 58 min. O documentário mostra pacientes de uma clínica de oncologia em sessões de quimioterapia. Eles compartilham um estranho isolamento do mundo exterior. 19h.

O POVO CONTRA GEORGE LUCAS The People vs. George Lucas. EUA, 2009. Direção: Alexandre O. Phillipe. 97 min. O filme analisa o sucesso das produções do cineasta George Luca e como filmes como "Star Wars" (1977) geraram uma reação sobrenatural dos fãs. 21h.

BUDRUS Idem. EUA, 2009. Direção: Julia Bacha. 81 min. Mãe e filha protestam no vilarejo de Brudus, entre a Cisjordânia e Israel, contra a construção de um muro pelos israelenses que destruiria oliveiras históricas e economicamente importantes. 23h.

AMANHÃ, DIA 10

Centro Cultural Banco do Brasil

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL - CURTAS 1 Serão exibidos os curtas "Mine & Tablou 2", de Hossein Jehani, "Mamãe Querida", de Boutheyna Bouslama, "Antes Tarde do Que Nunca", de Olivia Humphreys, "A Travessia do Pato", de Koldo Almandoz, e "Seis Semanas", de Marcin Krawczyk. 13h.

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL - CURTAS 2 Serão exibidos os curtas "Meu Tio Bluey", de Britt Arthur, "Uma História em Preto e Branco", de Gloria Argüeles, "A Escuridão do Dia", de Jay Rosenblatt, e "Notas sobre o Outro", de Sergio Oskman. 15h.

O HOMEM MAIS PERIGOSO DA AMÉRICA: DANIEL ELLSBERG E OS DOCUMENTOS DO PENTÁGONO
17h.

INIMIGOS DO POVO Enemies of the People. Reino Unido/Camboja, 2009. Direção: Rob Lemkin e Thet Sambath. 94 min. Jornalista parte em busca dos culpados pelo crime que matou seus pais durante o regime do Khmer Vermelho, no Camboja, nos anos 1970. 19h.

Cinemateca

QUANDO O DRAGÃO ENGOLIU O SOL

When the Dragon Swallowed the Sun. EUA, 2009. Direção: Dirk Simon. 112 min. O filme traça um panorama do Tibete, que há 59 anos luta por sua emancipação da China, ao explorar a figura do Dalai Lama e expor as divisões de sua liderança. 14h.

O POVO CONTRA GEORGE LUCAS
16h.

RETROSPECTIVA ALAIN CAVALIER - CURTAS Serão exibidos os curtas "A Fazedora de Colchões", "A Senhora-Lavabo", "A Maitrê-Verrier", "A Romancista" e "A Optometrista", todos dirigidos por Alain Cavalier. 18h.

KAWASE-SAN
20h.

Espaço Unibanco de Cinema Augusta

UMA NOITE EM 67
15h.

COMPETIÇÃO BRASILEIRA CURTAS 2 Serão exibidos os curtas "Xetá", de Fernando Severo, "Bernnô", de Pedro Gorski, "As Aventuras de Paulo Bruscky", de Gabriel Mascaro, e "Karl Max Way", de Flávia Guerra e Maurício Osaki. 17h.

CAPITALISMO: UMA HISTÓRIA DE AMOR

Capitalism: A Love Story. EUA, 2009. Direção: Michael Moore. 120 min. O cineasta aponta sua câmera para a crise econômica que abalou os mercados mundiais no final de 2008, causando a quebra de instituições financeiras e a falência de empresas. 19h.

OS REPRESENTANTES Brasil, 2009. Direção: Felipe Lacerda. 75 min. O longa acompanha a rotina de um vereador que presta serviços numa pequena cidade do Amazonas em meio à seca que assolou a região. 21h.

Reserva Cultural

ESTA SECRETÁRIA ELETRÔNICA NÃO GRAVA RECADOS
15h.

O HOMEM-CINEMA Le Filmeur. França, 2005. Direção: Alain Cavalier. 97 min. O diretor reconstitui uma década de convivência com sua mulher, filmando a intimidade dela. 17h.

O HOMEM MAIS PERIGOSO DA AMÉRICA: DANIEL ELLSBERG E OS DOCUMENTOS DO PENTÁGONO
19h.

A CIDADE DOS MORTOS The City of the Dead. Portugal, 2009. Direção: Sergio Trefaut. 62 min. Em torno das tumbas do cemitério El Arafa, no Cairo (Egito), o diretor registra como é o cotidiano das pessoas que ergueram uma cidade num local reservado aos mortos. 21h.

LA DANSE, O BALÉ DA ÓPERA DE PARIS
23h.

DOMINGO, DIA 11

Centro Cultural Banco do Brasil

INIMIGOS DO POVO
13h.

O JOGADOR
15h.

ADEUS Farewell. Holanda, 2009. Direção: Ditteke Mensink. 90 min. A história da jornalista inglesa Grace Drummond-Hay é contada nesse documentário. Hay foi uma das primeiras mulheres a dar a volta ao mundo a bordo de um zepelim. 17h.

LA DANSE, O BALÉ DA ÓPERA DE PARIS
19h.

Cinemateca

A CASA La Casa. Colômbia/Espanha, 2009. Direção: Tayo Cortés. 70 min. Uma família que ocupa irregularmente um terreno na periferia de Bogotá é retratada no filme. Ela sobrevive de deslocamentos diários à cidade, onde coleta sucata e outros materiais. 16h.

MEU TERRENO Mi Chacra. Peru, 2009. Direção: Jason Burlage. 100 min. O documentarista acompanha a vida de Feliciano, numa região rural do Peru, que luta para garantir o sustento de sua mulher e do filho, num cenário natural exuberante. 18h.

DE VOLTA À VIDA

Vuelve a la Vida. México, 2010. Direção: Carlos Hagerman. 76 min. A vida do nadador e pescador mexicano Hilário Martinez é narrada nesse longa. De acordo com a lenda que cresceu em Acapulco (México), o personagem foi um caçador de tubarões. 20h.

Espaço Unibanco de Cinema Augusta

OS REPRESENTANTES
15h.

CAPITALISMO: UMA HISTÓRIA DE AMOR
17h.

SEGREDOS DA TRIBO
Brasil, 2009. Direção: José Padilha. 94 min. O diretor de "Tropa de Elite" e "Ônibus 174" questiona a aproximação de cientistas europeus e americanos junto a tribos indígenas da Venezuela e como isso afetou a vida deles. 19h.

FORA DE CAMPO Brasil, 2009. Direção: Adirley Queirós. 52 min. Ao abordar os times de futebol de Brasília, o cineasta compara como sobrevivem os clubes profissionais e os que estão longe dos holofotes. 21h.

Reserva Cultural

ADEUS
15h.

IRENE
17h.

48 Idem. Portugal, 2009. Direção: Susana de Sousa Dias. 93 min. Ao vasculhar os arquivos da polícia secreta portuguesa da ditadura salazarista, a diretora recolheu 16 fotos de presos políticos e tenta decifrar suas histórias. 19h.

DOCE BRASIL HOLANDÊS Brasil, 2010. Direção: Monica Schmiedt. 52 min. A partir da herança trazida pela família Vanderley, de origem holandesa, a diretora analisa a influência de Maurício de Nassar no Recife, de acordo com o imaginário do povo pernambucano. 21h.

SEGUNDA, DIA 12

Cinemark Shopping Eldorado

CAPITALISMO: UMA HISTÓRIA DE AMOR
19h30.

Cinemateca

JANGO Brasil, 1984. Direção: Silvio Tendler. 115 min. A obra retrata a carreira política do presidente deposto pelos militares em 1964. O diretor aborda a política brasileira desde a candidatura de Jânio Quadros até as manifestações da UNE e os exílios. 14h.

MISS UNIVERSO 1929 LISL GOLDARBEITER, UMA RAINHA EM VIENA

Miss Universe 1929 Lisl Goldarbeiter. A Queen in Wien. Áustria/Holanda, 2006. Direção: Peter Forgacs. 70 min. Lisl Goldarbeiter, primeira e única Miss Universo austríaca, eleita em 1929, é retratada pelo olhar amoroso de Marci Tenczer, seu primo e segundo marido. 16h.

DE VOLTA À VIDA
18h.

HOMENAGEM A BENEDITO JUNQUEIRA DUARTE Serão exibidos os curtas "Viagem em Redor de São Paulo", "Festa do Divino em Nazaré Paulista", "Lucas Nogueira Garcez", "A Metrópole de Anchieta", "Um Lençol de Algodão" e "Uma Escola de Médicos", todos dirigidos por Benedito Junqueira Duarte. 20h.

Cinusp

NÓS QUE AQUI ESTAMOS POR VÓS ESPERAMOS Brasil, 1998. Direção: Marcelo Masagão. 73 min. Recortes e montagens com imagens de arquivos formam a narrativa do documentário, que retrata personagens importantes do século 20. 16h.

NO ANO DO PORCO In the Year of the Pig. EUA, 1969. Direção: Emile de Antonio. 103 min. Por meio de depoimentos e imagens de arquivo, o filme fala sobre as origens da Guerra do Vietnã. 19h.

Espaço Unibanco de Cinema Augusta

FORA DE CAMPO
15h.

SEGREDOS DA TRIBO
17h.

RUHR
19h.

O CONTESTADO - RESTOS MORTAIS Brasil, 2009. Direção: Sylvio Back. 158 min. O documentarista recupera importante episódio na história do país, a Guerra do Contestado (1912-1916), que envolveu civis e militares numa disputa por terras na fronteira entre Paraná e Santa Catarina. 21h.

Reserva Cultural

ROUBADOS
15h.

AMERICANO RADICAL: AS PROVAÇÕES DE NORMAN American Radical: The Trials of Norman Finkelstein. EUA, 2009. Direção: Nicolas Rossier e David Ridgen. 84 min. Filho de sobreviventes de campos de concentração e crítico da política israelense no Oriente Médio, o cientista político Norman Finkelstein é retratado nesse documentário. 17h.

O DESERTO DA ARTE PROIBIDA The Desert of Forbidden Art. Uzbequistão/Rússia/EUA, 2009. Direção: Amanda Pope e Tchavdar Georgiev. 80 min. O jovem Igor Savitsky monta um museu no deserto do Uzbequistão, longe do alcance da KGB, reunindo 40 mil peças de artistas proibidos. O filme apresenta nomes da vanguarda russa. 19h.

QUANDO O DRAGÃO ENGOLIU O SOL
21h.

TERÇA, DIA 13

Centro Cultural Banco do Brasil

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL - CURTAS 2
13h.

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL - CURTAS 1
15h.

QUÍMIO
17h.

Cinemateca

NÓS QUE AQUI ESTAMOS POR VÓS ESPERAMOS
14h.

A CIDADE DOS MORTOS
16h.

MEU TERRENO
18h.

RETROSPECTIVA ALAIN CAVALIER - CURTAS
20h.

Cinusp

NATUREZA MORTA Still Life. Portugal, 2005. Direção: Susana de Souza Dias. 72 min. Usando material de arquivo, a diretora portuguesa disseca os anos de ditadura no seu país, no regime comandado por Salazar. Também será exibido "Noite e Neblina", de Alain Resnais. 16h.

O ÊXODO DO DANÚBIO The Danube Exodus. Holanda, 1998. Direção: Péter Forgács. 60 min. O diretor húngaro documenta o êxodo dos judeus da Eslováquia no início da Segunda Guerra Mundial. Será exibido também "Os Rolos Perdidos de Pancho Villa", de Gregorio Rocha. 19h.

Espaço Unibanco de Cinema Augusta

O CONTESTADO RESTOS MORTAIS
15h.

VJS DE MIANMAR - NOTÍCIAS DE UM PAÍS FECHADO
19h.

PROGRAMA CASÉ: O QUE A GENTE NÃO INVENTA, NÃO EXISTE Brasil, 2009. Direção: Estevão Ciavatta. 80 min. O filme conta a trajetória de Adhemar Casé (1902-1993), pai da atriz Regina Casé, um radialista que fez história ao lançar nomes como Noel Rosa, Carmem Miranda e Orlando Silva. 21h.

Reserva Cultural

INIMIGOS DO POVO
15h.

ESTA SECRETÁRIA ELETRÔNICA NÃO GRAVA RECADOS
17h.

O HOMEM-CINEMA
19h.

MUGABE E O AFRICANO BRANCO
21h.

QUARTA, DIA 14

Centro Cultural Banco do Brasil

ADEUS 13h.

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL CURTAS 2
15h.

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL CURTAS 1
17h.

48
19h.

Cinemateca

MISS UNIVERSO 1929 LISL GOLDARBEITER, UMA RAINHA EM VIENA 18h.

A CIDADE DOS MORTOS
20h.

Cinusp

35 ASSALTO AO PODER Brasil, 2002. Direção: Eduardo Escorel. 97 min. Três levantes militares que tentaram derrubar o governo de Getúlio Vargas em 1935 são registrados no documentário. 16h.

MÃE DAO Moeder Dao. Holanda, 1995. Direção: Vincent Monnikendam. 88 min. Compõem o documentário vídeos sobre o processo de colonização holandesa na Indonésia. 19h.

Espaço Unibanco de Cinema Augusta

PROGRAMA CASÉ: O QUE A GENTE NÃO INVENTA, NÃO EXISTE
15h.

DIFAMAÇÃO Hashmatzá. Israel/Áustria, 2008. Direção: Yoav Shamir. 93 min. O cineasta israelense pesquisa o sentido do conceito de "antissemitismo" no mundo atual, em viagens aos EUA, à Polônia, à França e a Israel. 17h.

AMERICANO RADICAL: AS PROVAÇÕES DE NORMAN FINKELSTEIN
19h.

EU, O VINIL E O RESTO DO MUNDO

Brasil, 2008. Direção: Lila Rodrigues e Karina Ades. 72 min. Um retrato de jovens da periferia de São Paulo que participam de um campeonato de DJs. O filme mostra como a música é capaz de unir os moradores da metrópole. 21h.

Reserva Cultural

OS PAIS DA PRAÇA DE MAIO - 10 CAMINHOS POSSÍVEIS Padres de La Plaza - 10 Recorridos Posibles. Argentina, 2009. Direção: Joaquín Daglio. 103 min. Os pais que tiveram os filhos desaparecidos na ditadura militar dos anos 1970, na Argentina, são retratados no longa. 15h.

O ENCONTRO
17h.

DOCE BRASIL HOLANDÊS
19h.

SOBRE RIOS E CÓRREGOS Brasil, 2009. Direção: Camilo Tavares. 60 min. A cidade de São Paulo é tema desse filme que analisa como as águas dos rios são aproveitadas e transformadas pela população de acordo com as necessidades. 21h.

QUINTA, DIA 15

Centro Cultural Banco do Brasil

48
13h.

ROUBADOS
15h.

QUÍMIO
17h.

BUDRUS
19h.

Cinemateca

MÃE DAO
18h.

NO ANO DO PORCO
20h.

Cinusp

NÓS QUE AQUI ESTAMOS POR VÓS ESPERAMOS 16h.

NATUREZA MORTA
19h.

Espaço Unibanco de Cinema Augusta

EU, O VINIL E O RESTO DO MUNDO
15h.

COMPETIÇÃO BRASILEIRA CURTAS 1
17h.

DIFAMAÇÃO
19h.

ARQUITETOS DO PODER Brasil, 2007. Direção: Vicente Ferraz e Alessandra Aldé. 90 min. No filme, as eleições presidenciais no Brasil, de Getúlio Vargas a Fernando Collor, são tratadas a partir do marketing político. 21h.

Reserva Cultural

VIVER COM O HOMICÍDIO

Life with Murder. Canadá, 2009. Direção: John Kastner. 94 min. Narra a história de uma garota de 18 anos que foi assassinada em uma pacata comunidade do Canadá pelo seu irmão. 15h.

SOBRE RIOS E CÓRREGOS
17h.

O JOGADOR
19h.

SEPARAÇÕES
21h.

Capa

Teatro

Beth Goulart encarna a escritora Clarice Lispector no palco do CCBB

Shows

O cantor Vitor Ramil desfila as milongas de seu novo CD no Sesc Pompeia

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.